Para que é indicado e para que serve o Adinos?
Adinos gel creme é indicado para o tratamento de lesões de origem inflamatória, incluindo dermatite atópica, doenças inflamatórias e pruriginosas de pele, e dermatite seborreica de face leve a moderada.
Como o Adinos funciona?
Adinos é um medicamento de uso tópico que atua como anti-inflamatório e antipruriginoso nas dermatoses sensíveis aos corticosteroides. O início da ação do medicamento depende da dose utilizada, do tempo de aplicação, da área a ser tratada, da espessura da pele e de outras condições patológicas ou não da pele. Geralmente, espera-se que o resultado do uso da medicação ocorra por volta do sétimo dia de tratamento.
Quais as contraindicações do Adinos?
Este medicamento não deve ser administrado a pacientes com alergia conhecida aos componentes da fórmula. Também é contraindicado em lesões tuberculosas, sifilíticas e virais (como herpes, vacínia ou varicela).
- Não deve ser utilizado nos olhos ou nas áreas próximas.
- Não foi estabelecida segurança e eficácia em crianças menores de três meses de idade.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista, pois a segurança do uso de Adinos gel creme neste período ou durante a amamentação ainda não foi estabelecida de modo definitivo.
Como usar o Adinos?
Adinos gel creme destina-se exclusivamente para uso externo. Antes e após a aplicação, lave as mãos cuidadosamente. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Modo de aplicação do Adinos
Aplique uma fina camada do produto sobre a área afetada conforme orientado pelo seu médico. Se necessário cobrir a área afetada após a aplicação, informe-se com seu médico sobre como fazer e por quanto tempo manter a área coberta.
Dosagem recomendada
- Adultos: Uma a três vezes ao dia.
- Crianças (acima de 3 meses): Uma vez ao dia.
Se a lesão for superficial e de pouca extensão, a aplicação através de fricção é suficiente. No caso da dermatose exigir o uso de curativo oclusivo, recomenda-se cobrir a área afetada com plástico ou celofane após a aplicação, deixando em contato pelo tempo estabelecido pelo médico. Não use este medicamento em maior quantidade ou por maior tempo que o determinado pelo médico, pois o uso prolongado (superior a 2 semanas) pode aumentar o risco de efeitos adversos.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A interrupção deve ser gradativa, à medida que os sintomas forem desaparecendo.
Qual a composição do Adinos?
Cada grama de Adinos gel creme contém:
- Princípio ativo: desonida 0,5 mg
- Excipientes: lactose, proteína do leite, acriloildimetiltaurato de amônio, ésteres de sorbitol e mono-di-triglicerídeos derivados de óleo de colza, triéster fosfórico de álcool laurílico etoxilado, petrolato líquido, palmitato de isopropila, metilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, propilparabeno, isobutilparabeno, fenoxietanol, edetato dissódico di-hidratado, acetato de racealfatocoferol, propilenoglicol, água purificada, ácido cítrico e hidróxido de sódio.
Especificações
Característica | Detalhe |
---|
Fabricante | Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. |
Princípio Ativo | Desonida |
Registro MS | 1.0573.0378 |
O Adinos pode ser usado em crianças?
Sim, o Adinos gel creme pode ser usado em crianças acima de 3 meses de idade, com aplicação uma vez ao dia. Para crianças menores de três meses, a segurança e eficácia não foram estabelecidas, sendo contraindicado.
Qual o tempo de tratamento recomendado para o Adinos?
O tempo de tratamento deve ser determinado pelo seu médico. No entanto, o uso por um período superior a 2 semanas é considerado prolongado e pode aumentar o risco de supressão do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HHA) e outras manifestações. Siga sempre as orientações médicas.
Quais os efeitos colaterais mais comuns do Adinos?
Os efeitos adversos mais frequentes dos corticosteroides tópicos, como o Adinos, incluem dilatação e visibilidade dos vasos sanguíneos (telangiectasia), afinamento da pele, agravamento de espinhas (acne), ressecamento da pele, dermatite de contato, coceira (prurido) e aumento da suscetibilidade a infecções secundárias por fungos.
É seguro usar Adinos durante a gravidez ou amamentação?
A segurança do uso de Adinos gel creme durante a gravidez ou amamentação ainda não foi estabelecida de modo definitivo. Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando.
ADINOS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Adinos, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0573.0378