Para que é indicado e para que serve o Alektos?
Este medicamento é indicado para o tratamento dos sintomas da rinoconjuntivite alérgica, que incluem espirros, nariz entupido (congestão nasal), coceira e secreção nasal, além de olhos vermelhos e lacrimejantes. Também é utilizado no tratamento dos sintomas da urticária crônica, como erupções da pele com placas avermelhadas (eritemas) e pápulas, que são acompanhadas de coceira.
Como o Alektos funciona?
Alektos contém bilastina, um anti-histamínico de segunda geração com alta seletividade, que também possui atividade anti-inflamatória. Sua ação se dá pela inibição dos receptores periféricos H1 da histamina, sem causar efeitos sedativos ou cardiotóxicos.
Quais as contraindicações do Alektos?
- O Alektos não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade conhecida à bilastina ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade.
Como usar o Alektos?
O Alektos destina-se exclusivamente à administração por via oral. Os comprimidos devem ser tomados em jejum, uma hora antes ou duas horas após a ingestão de alimentos ou bebidas, incluindo sucos de frutas.
Para facilitar a deglutição, os comprimidos devem ser ingeridos com água. A posologia recomendada é de 1 comprimido de Alektos 20mg ao dia, em dose única.
A duração do tratamento para rinoconjuntivite alérgica e urticária crônica deve ser determinada pelo médico, considerando as características clínicas (tipo, duração e curso dos sintomas).
Populações especiais:
- Pacientes idosos: Não é necessário ajuste de dose.
- Pacientes com problemas nos rins: Não é necessário ajuste de dose em pacientes com problemas nos rins.
- Pacientes com problemas no fígado: Não há experiência clínica em pacientes com problemas no fígado. Devido à via de eliminação deste medicamento, não é necessário ajuste de dose nestes pacientes.
- Pacientes pediátricos: A eficácia e segurança do uso do produto em crianças abaixo de 12 anos de idade ainda não foram estabelecidas.
O Alektos não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga sempre as orientações do seu médico, respeitando horários, doses e duração do tratamento.
Qual a composição do Alektos?
Cada comprimido de Alektos contém 20mg de bilastina como princípio ativo.
Os excipientes presentes na fórmula são: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício e estearato de magnésio.
Especificações
Característica |
Detalhe |
Fabricante |
Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. |
Princípio Ativo |
Bilastina |
Registro MS |
1.7817.0902 |
O uso de Alektos causa sonolência?
Em estudos, o tratamento com 20mg de bilastina não afetou a capacidade de dirigir ou operar máquinas. No entanto, muito raramente, algumas pessoas podem apresentar sonolência, que pode afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas. Dor de cabeça e sonolência são reações comuns, afetando até 1 em 10 pacientes.
Como o Alektos deve ser tomado em relação às refeições?
O Alektos não deve ser ingerido com alimentos ou bebidas, incluindo suco de frutas ou suco de toranja (“grapefruit”), pois seu efeito pode ser diminuído. Para evitar isso, você deve administrar o comprimido e esperar por 1 hora antes de ingerir alimentos ou suco de frutas. Se já tiver ingerido alimentos ou suco de frutas, aguarde 2 horas antes de tomar o comprimido.
É permitido o consumo de álcool durante o tratamento com Alektos?
Não foram observadas alterações no desempenho psicomotor após a ingestão concomitante de álcool e 20 mg de bilastina. Contudo, é sempre recomendável consultar seu médico sobre o consumo de álcool com qualquer medicamento.
Quais as reações adversas comuns com o uso de Alektos?
As reações adversas mais comuns que podem afetar até 1 em 10 pacientes que utilizam Alektos incluem dor de cabeça e sonolência. Reações incomuns (podem afetar até 1 em 100 pacientes) podem incluir tontura, dor de estômago, fadiga, aumento do apetite, entre outras.
Qual a dose recomendada de Alektos?
A posologia recomendada para Alektos é de 1 comprimido de 20mg ao dia, em dose única. É importante seguir as instruções sobre a ingestão em jejum (uma hora antes ou duas horas após alimentos/bebidas) e a orientação médica sobre a duração do tratamento.
ALEKTOS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Alektos, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.7817.0902