Para que é indicado e para que serve o Allurene?
Allurene é um medicamento que contém hormônio (dienogeste) e é indicado para o tratamento dos sintomas dolorosos das lesões da endometriose (migração e crescimento do tecido da parede interna do útero fora da cavidade uterina).
A ingestão diária de um comprimido de Allurene leva à redução do tecido afetado (endométrio) e diminui os sintomas associados, como dor pélvica e sangramentos menstruais dolorosos.
Como o Allurene funciona?
A substância ativa de Allurene, o dienogeste, é um hormônio que atua diminuindo a produção e a ação de outro hormônio do organismo, o estradiol, no endométrio (camada de tecido que reveste a parede interna do útero). Este processo leva à redução da produção de células do tecido afetado (endométrio), aliviando os sintomas da endometriose.
Quais as contraindicações do Allurene?
Você não deve tomar Allurene se apresentar qualquer uma das seguintes condições:
- Coágulos sanguíneos (distúrbio tromboembólico), como trombose nas veias das pernas ou embolia pulmonar.
- Doença arterial grave, incluindo doença cardiovascular (como infarto, derrame ou angina pectoris).
- Diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos.
- Doença grave do fígado (com sintomas como amarelamento da pele ou coceira), caso o funcionamento do fígado ainda não tenha voltado ao normal.
- Tumor no fígado (benigno ou maligno).
- Qualquer tipo de câncer que possa se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais (por exemplo, câncer de mama ou dos órgãos genitais).
- Sangramento vaginal de causa desconhecida.
- Alergia ao dienogeste ou a qualquer outro componente de Allurene.
Se alguma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso de Allurene, pare de tomá-lo e consulte seu médico imediatamente.
Como usar o Allurene?
A ingestão dos comprimidos de Allurene pode ser iniciada em qualquer dia do ciclo menstrual. A dose recomendada é de um comprimido por dia, sem intervalo de pausa, tomado preferencialmente no mesmo horário todos os dias, com um pouco de líquido, se necessário. Os comprimidos devem ser tomados continuamente, independentemente de sangramento vaginal. Ao término de uma cartela, outra deve ser iniciada a seguir, sem interrupção.
Uso de Allurene em crianças e adolescentes
Allurene não é indicado para crianças antes da primeira menstruação (menarca). O uso prolongado em adolescentes (12 a 18 anos) pode afetar a Densidade Mineral Óssea (DMO), e o médico deverá avaliar cuidadosamente os benefícios versus os riscos potenciais.
Uso de Allurene em pacientes com alteração do funcionamento dos rins
Não há dados que sugiram a necessidade de ajuste de dose em pacientes com alteração da função dos rins.
Qual a duração do tratamento com Allurene?
Seu médico irá informar por quanto tempo você deve tomar Allurene.
O que fazer em caso de vômito ou diarreia intensa ao usar Allurene?
Se ocorrer vômito ou diarreia intensa, a substância ativa do comprimido pode não ter sido absorvida completamente. Se o vômito ocorrer no período de 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido, é como se você tivesse esquecido de tomá-lo. Portanto, siga o procedimento indicado no item de esquecimento. Consulte seu médico em quadros de diarreia intensa.
Qual a composição do Allurene?
Cada comprimido de Allurene contém 2 mg de dienogeste como substância ativa.
Os excipientes são: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido, povidona, estearato de magnésio, talco e crospovidona.
Especificações
Fabricante | Bayer S.A. |
Princípio Ativo | Dienogeste |
Registro MS | 1.7056.0088 |
Mulheres grávidas podem usar Allurene?
Não, Allurene não deve ser utilizado por mulheres grávidas, pois não há necessidade de tratar a endometriose durante a gestação. Seu médico irá se certificar de que você não está grávida antes de iniciar o tratamento. O tratamento com Allurene durante a amamentação também não é recomendado, uma vez que o dienogeste passa para o leite materno. Você e seu médico deverão decidir sobre a descontinuação da amamentação ou do tratamento com o medicamento.
Quais os efeitos colaterais mais comuns do Allurene?
Como todos os medicamentos, Allurene pode causar efeitos indesejáveis, especialmente nos primeiros meses de tratamento, que geralmente desaparecem com o uso contínuo. Os efeitos comuns (que podem afetar até 1 em 10 usuárias) incluem:
- Aumento de peso;
- Humor deprimido, problemas para dormir, nervosismo, perda do interesse sexual ou humor alterado;
- Dor de cabeça ou enxaqueca;
- Náuseas, dor abdominal, gases, barriga inchada ou vômito;
- Espinhas (acne) ou perda de cabelo;
- Dor nas costas;
- Desconforto nas mamas, cisto de ovário ou ondas de calor;
- Sangramento vaginal/uterino, incluindo manchas;
- Fraqueza ou irritabilidade.
O uso de Allurene pode interagir com outros medicamentos?
Sim, o efeito de Allurene pode ser reduzido por medicamentos como alguns para epilepsia (fenitoína, barbitúricos, carbamazepina), tuberculose (rifampicina) e certas infecções (griseofulvina). Por outro lado, os níveis de Allurene no sangue podem aumentar com antifúngicos (itraconazol, fluconazol), alguns antibióticos (eritromicina, claritromicina) e medicamentos para pressão arterial (diltiazem, verapamil). É importante também evitar beber suco de toranja ("grapefruit"), pois ele pode elevar os níveis de Allurene e aumentar o risco de efeitos colaterais. Sempre informe seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que você está usando.
O que fazer se esquecer de tomar o Allurene?
A eficácia de Allurene pode ser diminuída em caso de esquecimento da tomada. Se você esquecer um comprimido, tome-o assim que se lembrar e continue no dia seguinte a tomar os comprimidos no horário habitual. Se ocorrer vômito ou diarreia intensa dentro de 3 a 4 horas após a ingestão de um comprimido, este pode não ter sido completamente absorvido; nesse caso, substitua-o por outro comprimido e prossiga com o tratamento normalmente.
O Allurene serve como contraceptivo?
Não, Allurene não é um contraceptivo. Embora a ovulação seja inibida na maioria das pacientes durante o tratamento com Allurene, você deve utilizar um método contraceptivo não-hormonal, como um método de barreira (ex: preservativo), para prevenir a gravidez. Não utilize métodos contraceptivos hormonais enquanto estiver usando Allurene.
ALLURENE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Allurene, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.7056.0088