Atenolol Biolab Genéricos: Para que serve e como usar?
O Atenolol Biolab Genéricos é indicado para o controle da hipertensão arterial (pressão alta), angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas, e para o tratamento precoce e tardio após infarto do miocárdio.
Qual a finalidade do Atenolol Biolab Genéricos?
O Atenolol deve ser administrado por via oral, com água, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. Não utilize este medicamento em jejum prolongado. Para hipertensão, a dose usual é de 50 a 100 mg diários. Para angina e arritmias cardíacas, a dose pode ser de 100 mg uma vez ao dia ou 50 mg duas vezes ao dia. Em casos de infarto do miocárdio, recomenda-se 100 mg diários para profilaxia a longo prazo. O comprimido de 100 mg é sulcado e pode ser dividido, se necessário. Siga sempre a orientação do seu médico.
Cuidados e Recomendações
Quais as possíveis reações adversas?
- Bradicardia (batimentos lentos do coração)
- Mãos e pés frios
- Alterações gastrointestinais
- Depressão
- Fadiga (cansaço)
Quem não deve usar este medicamento?
- Hipersensibilidade ao atenolol ou componentes da fórmula
- Bradicardia (batimentos lentos do coração)
- Hipotensão (pressão arterial baixa ou muito baixa)
- Problemas graves de circulação arterial periférica
- Insuficiência cardíaca descompensada
Atenolol Biolab Genéricos: Especificações Técnicas
| Marca | Biolab Genéricos |
| Princípio Ativo | atenolol |
| Composição | atenolol 100 mg, celulose microcristalina, estearato de magnésio, amido, crospovidona, dióxido de silício, laurilsulfato de sódio. |
Perguntas Frequentes sobre Atenolol Biolab Genéricos
Como o Atenolol Biolab Genéricos deve ser guardado?
Deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade. Mantenha na embalagem original, fora do alcance das crianças e não utilize após o prazo de validade.
Existem precauções para o uso de Atenolol em pacientes idosos ou com insuficiência renal?
Sim. Em pacientes idosos e aqueles com função renal comprometida, a dose pode precisar ser reduzida. Para casos de insuficiência renal grave, a dose diária pode ser ajustada para 50 mg ou até 25 mg diários/50 mg em dias alternados, conforme o nível de comprometimento da função renal e orientação médica.
Quais são os possíveis sintomas em caso de superdose de Atenolol?
Em caso de superdose, os sintomas podem incluir batimentos lentos do coração (bradicardia), pressão baixa (hipotensão), insuficiência cardíaca aguda e chiado no peito (broncoespasmo). Procure socorro médico imediatamente e leve a embalagem ou bula do medicamento.
O Atenolol pode ser utilizado durante a gravidez ou amamentação?
Este medicamento não é recomendado para mulheres grávidas, tentando engravidar ou amamentando sem orientação médica. É fundamental informar o médico imediatamente em caso de suspeita de gravidez.
O Atenolol possui interações com outros medicamentos?
Sim, o atenolol deve ser utilizado com cuidado em pacientes que estão tomando medicamentos como verapamil, diltiazem, nifedipino, glicosídeos digitálicos, clonidina, disopiramida, amiodarona, adrenalina, indometacina, ibuprofeno, outros AINES, rivastigmina, fingolimode, lacosamida, iohexol e anestésicos, pois pode haver alteração no resultado do tratamento.
ATENOLOL BIOLAB GENÉRICOS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde. Registro MS: 1.0974.0272