Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS: Para que serve e como usar?
A Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS é indicada para auxiliar no controle do colesterol elevado no sangue (hipercolesterolemia) isolada ou associada a outros tipos de gordura, como triglicerídeos, e redução do HDL. Atua também na prevenção de eventos cardiovasculares em pacientes com fatores de risco ou histórico de doenças do coração, contribuindo para a redução de complicações.
Qual a finalidade do Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS?
O uso da Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS deve ser feito conforme prescrição médica, em dose única diária. A dosagem, que pode variar de 10 mg a 80 mg, é individualizada pelo médico, considerando os níveis de colesterol e a resposta ao tratamento.
Cuidados e Recomendações
Quais as possíveis reações adversas?
- Nasofaringite (resfriado comum)
- Hiperglicemia (aumento de glicose no sangue)
- Diarreia
- Mialgia (dor muscular)
- Náusea (enjoo)
Para uma lista completa de reações, consulte a bula e um profissional de saúde.
Quem não deve usar este medicamento?
- Pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
- Pessoas com doença hepática ativa ou elevações persistentes das enzimas do fígado.
- Mulheres grávidas ou em período de lactação.
- Mulheres em idade fértil que não utilizam métodos contraceptivos eficazes.
- Crianças menores de 10 anos de idade.
Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS: Especificações Técnicas
| Marca | EMS |
| Princípio Ativo | Atorvastatina (na forma de atorvastatina cálcica) |
| Composição | Atorvastatina (na forma de atorvastatina cálcica) e excipientes |
Perguntas Frequentes sobre Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS
Para que a Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS é indicada?
A Atorvastatina Cálcica é indicada para o tratamento de hipercolesterolemia (colesterol alto) isolada ou associada a outros tipos de gordura elevada no sangue, incluindo casos de origem genética. Também atua na prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes com e sem doença preexistente, mas com fatores de risco.
Como a Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS funciona?
Este medicamento age reduzindo a quantidade total de colesterol no sangue, diminuindo os níveis das frações prejudiciais (LDL-C, triglicérides) e aumentando o colesterol benéfico (HDL-C). Sua ação ocorre pela inibição da produção de colesterol no fígado e aumento da absorção e destruição das frações prejudiciais.
Qual a dose usual da Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS?
A dose usual varia de 10 a 80 mg em dose única diária, administrada a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. A dosagem exata deve ser determinada e ajustada pelo médico, conforme os níveis de colesterol e a resposta individual do paciente.
A Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS pode ser usada por crianças?
Sim, a Atorvastatina Cálcica nas doses de 10 mg e 20 mg é indicada para o tratamento de hipercolesterolemia em pacientes acima de 10 anos de idade, sob orientação e acompanhamento médico.
O que devo fazer se esquecer de tomar uma dose de Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS?
Caso se esqueça, tome a dose assim que lembrar. Se já tiverem passado mais de 12 horas desde o horário habitual, não tome a dose esquecida. Espere e tome a próxima dose no horário usual, sem dobrar a quantidade.
Como devo armazenar a Atorvastatina Cálcica Comprimido revestido EMS?
Mantenha o medicamento em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e umidade. Verifique sempre a data de validade na embalagem e não utilize após o vencimento.
ATORVASTATINA CÁLCICA COMPRIMIDO REVESTIDO EMS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde. Registro MS: 1.0235.1119