Para que é indicado e para que serve o Azorga?
Azorga® é indicado para a redução da pressão intraocular (PIO) elevada em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular (pressão alta dentro dos olhos).
Como o Azorga funciona?
Azorga® contém dois ingredientes ativos: brinzolamida e maleato de timolol. Estes componentes atuam diminuindo a pressão intraocular (dentro dos olhos) elevada, principalmente pela redução da produção do humor (líquido) aquoso dentro do olho. O início de ação de Azorga® é de aproximadamente 30 minutos após a instilação.
Quais as contraindicações do Azorga?
Azorga® é contraindicado para pacientes que apresentam:
- Hipersensibilidade (alergia) aos princípios ativos, a qualquer excipiente da fórmula, ou a sulfonamidas.
- Doença respiratória reativa, incluindo asma brônquica ou histórico de asma brônquica, ou doença pulmonar obstrutiva crônica grave.
- Batimento cardíaco lento, insuficiência cardíaca ou distúrbios do ritmo cardíaco, ou choque cardiogênico (redução da capacidade de bombeamento do coração).
- Acidose hiperclorêmica.
- Insuficiência renal (dos rins) grave.
Como usar o Azorga?
Este medicamento deve ser usado exclusivamente nos olhos. Antes de usar, verifique o nome no rótulo e certifique-se de que o frasco não apresenta sinais de violação ou danificação. A suspensão já vem pronta para uso. Para evitar contaminação, não toque a ponta do frasco nos olhos, dedos ou qualquer outra superfície.
Agite bem antes de usar. A dose usual é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), 2 vezes ao dia, com um intervalo de aproximadamente 12 horas entre as doses. Feche bem o frasco após o uso.
Se estiver utilizando mais de um medicamento oftálmico tópico, administre-os com pelo menos 5 minutos de intervalo. Pomadas devem ser aplicadas por último.
Para reduzir a absorção sistêmica e aumentar a atividade local, recomenda-se fazer oclusão nasolacrimal ou fechar as pálpebras durante 2 minutos após a aplicação.
A segurança de Azorga® com doses ou frequência de administração maiores, ou por outras vias de administração, não foi estabelecida. Siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que fazer se esquecer uma dose de Azorga?
Se uma dose for esquecida, administre-a no próximo horário planejado. A dose não deve exceder uma gota no olho afetado duas vezes ao dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.
Qual a composição do Azorga?
Cada mL (equivalente a 30 gotas) de Azorga® contém:
- 10 mg de brinzolamida
- 6,8 mg de maleato de timolol (equivalente a 5 mg de timolol base)
Ou seja, cada gota contém: 0,33 mg de brinzolamida e 0,23 mg de maleato de timolol (0,17 mg de timolol base).
Os excipientes são: manitol, carbômer, tiloxapol, ácido clorídrico e/ou hidróxido de sódio, edetato dissódico di-hidratado, cloreto de sódio, cloreto de benzalcônio e água purificada.
Especificações
Característica | Detalhe |
---|
Fabricante | Novartis Biociências S.A. |
Princípio Ativo | Brinzolamida, Maleato de Timolol |
Registro MS | 1.0068.1108 |
O uso de Azorga® é compatível com lentes de contato?
Azorga® contém cloreto de benzalcônio, que pode causar irritação e descolorir lentes de contato gelatinosas. Evite o contato com as lentes. Recomenda-se remover as lentes de contato antes da aplicação e aguardar pelo menos 15 minutos antes de recolocá-las.
Quais os cuidados com o Azorga® durante a gravidez e lactação?
Azorga® não deve ser utilizado durante a gravidez a menos que seja claramente necessário, e somente sob orientação médica. Se for administrado até o parto, o recém-nascido deve ser cuidadosamente monitorado nos primeiros dias de vida devido a possíveis efeitos dos betabloqueadores. Se estiver amamentando, converse com seu médico antes de usar Azorga®, pois o timolol (um dos componentes) é excretado no leite materno e pode causar reações adversas graves ao lactente.
Quais as reações adversas mais comuns ao usar Azorga®?
As reações adversas comuns (que ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes) incluem diminuição da frequência cardíaca, alteração do paladar (disgeusia), ceratite ponteada (inflamação na superfície do olho), visão borrada, dor e irritação ocular. Para uma lista completa, consulte a bula.
Como devo armazenar o Azorga® corretamente?
Azorga® deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), em sua embalagem original. Não utilize o medicamento com o prazo de validade vencido. Após aberto, o produto é válido por 56 dias. Mantenha-o fora do alcance das crianças.
Posso dirigir ou operar máquinas após usar o colírio Azorga®?
Após a instilação de Azorga®, pode ocorrer turvação transitória da visão ou outros distúrbios visuais que afetam a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Espere até que sua visão normalize completamente antes de realizar essas atividades, pois um dos componentes ativos pode prejudicar a agilidade mental e/ou coordenação física.
AZORGA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Azorga, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0068.1108