Azulfin Comprimido revestido Apsen: Para que serve e como usar?
Azulfin 500mg é indicado para o tratamento de condições inflamatórias intestinais como retocolite ulcerativa inespecífica, colite ulcerativa (moderada ou grave) e doença de Crohn. Também é utilizado na reumatologia para tratar artrite reumatoide e espondilite anquilosante. Sua formulação gastrorresistente é particularmente indicada para pacientes com intolerância gastrointestinal a comprimidos simples.
Qual a finalidade do Azulfin Comprimido revestido Apsen?
A dosagem de Azulfin deve ser ajustada individualmente, conforme as reações e tolerâncias do paciente, sempre sob orientação médica. O medicamento é administrado por via oral, em doses divididas igualmente a cada 24 horas, preferencialmente após as refeições e com um copo cheio de água. Os comprimidos não devem ser partidos ou mastigados.
Cuidados e Recomendações
Quais as possíveis reações adversas?
- Dor de cabeça
- Erupções na pele
- Náusea, vômito, desconforto abdominal e perda do apetite
- Redução reversível do número de espermatozoides
Quem não deve usar este medicamento?
- Pessoas com hipersensibilidade à sulfassalazina, sulfonamidas ou salicilatos.
- Pacientes com obstrução urinária ou intestinal.
- Indivíduos com porfiria.
- Crianças menores de 2 anos.
- Mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Azulfin Comprimido revestido Apsen: Especificações Técnicas
| Marca | Apsen |
| Princípio Ativo | Sulfassalazina |
| Composição | Cada comprimido revestido gastrorresistente contém: sulfassalazina 500 mg. Excipientes: croscarmelose sódica, simeticona 30%, dióxido de titânio, estearato de magnésio, lactose monoidratada, polissorbato 80, povidona, corante amarelo crepúsculo laca de alumínio, corante amarelo de tartrazina laca de alumínio, macrogol, copolímero de ácido metacrílico e metacrilato de metila, copolímero do ácido metacrílico e metacrilato de etila, talco, citrato de trietila. |
Perguntas Frequentes sobre Azulfin Comprimido revestido Apsen
Como Azulfin atua no organismo?
O Azulfin (sulfassalazina) age como um anti-inflamatório local na parede intestinal e possui propriedades imunossupressoras. Ele é uma pró-droga que, no intestino, se divide em ácido 5-aminossalicílico (5-ASA), responsável pela maior parte da ação terapêutica, e sulfapiridina.
Como devo armazenar este medicamento?
Mantenha Azulfin na embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e umidade. Não utilize após o prazo de validade. Mantenha fora do alcance das crianças.
O que fazer se esquecer de uma dose de Azulfin?
Se esquecer uma dose, tome-a assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e siga o esquema normal. Nunca tome o medicamento duas vezes para compensar doses esquecidas.
Quais os cuidados no uso de Azulfin durante a gravidez e amamentação?
Azulfin não deve ser usado por mulheres grávidas sem estrita orientação médica. Na amamentação, seu uso não é recomendado devido à possível excreção no leite materno e risco de causar icterícia no recém-nascido.
Existe alguma interação medicamentosa importante com Azulfin?
Sim, Azulfin pode interagir com alguns medicamentos. Pode diminuir as concentrações plasmáticas de digoxina e ácido fólico, aumentar o risco de sangramentos com heparina, e intensificar a toxicidade de metotrexato e anti-inflamatórios não esteroides. Sempre informe seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza.
AZULFIN COMPRIMIDO REVESTIDO APSEN É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde. Registro MS: 1.0118.0124