Para que é indicado e para que serve o Buscopan?
Buscopan® é indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares, e cólicas dos órgãos sexuais e urinários.
Como o Buscopan funciona?
O Buscopan® promove alívio rápido e prolongado de dores, cólicas e desconforto abdominal. Seu início de ação no aparelho digestivo ocorre entre 20 e 80 minutos depois de ingerido.
Quais as contraindicações do Buscopan?
- Miastenia gravis (fraqueza muscular grave);
- Estenose mecânica no trato gastrintestinal (estreitamento do aparelho digestivo);
- Íleo paralítico ou obstrutivo (não funcionamento do intestino);
- Megacólon (dilatação do intestino grosso);
- Alergia a qualquer componente da fórmula;
- Intolerância à frutose.
Crianças com diarreia aguda ou persistente não devem usar Buscopan®.
É contraindicado para uso por idosos especialmente sensíveis aos efeitos secundários dos antimuscarínicos, como secura da boca e retenção urinária.
Como usar o Buscopan?
As drágeas de Buscopan® devem ser tomadas por via oral, inteiras e com um pouco de líquido.
Posologia recomendada
A não ser que o médico prescreva de maneira diferente, a dose recomendada para adultos e crianças acima de 6 anos é de 1 a 2 drágeas (10-20mg), 3 a 5 vezes ao dia.
Você não deve administrar Buscopan® de forma contínua ou por períodos prolongados sem que a causa da dor abdominal seja investigada.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Qual a composição do Buscopan?
Cada drágea de Buscopan® contém:
- butilbrometo de escopolamina (equivalente a 6,89mg de escopolamina): 10mg
- Excipientes q.s.p. 1 drágea (fosfato de cálcio dibásico, amido, dióxido de silício, ácido tartárico, ácido esteárico, povidona, sacarose, talco, goma arábica, dióxido de titânio, macrogol, cera de carnaúba, cera branca de abelha).
Especificações
| Característica | Detalhe |
|---|
| Fabricante | Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. |
| Princípio Ativo | Butilbrometo de escopolamina |
| Registro MS | 1.7817.0890 |
Pessoas grávidas ou amamentando podem usar Buscopan?
Existem poucos dados disponíveis sobre o uso de Buscopan® em mulheres grávidas. Como medida de precaução, você deve evitar o uso de Buscopan® durante a gravidez e a amamentação, a menos que haja orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Quais são os efeitos colaterais mais comuns do Buscopan?
Os eventos adversos geralmente são leves e desaparecem espontaneamente. Reações incomuns incluem reações na pele, urticária, prurido (coceira), taquicardia, boca seca e disidrose. Reações raras podem incluir retenção urinária (dificuldade para urinar).
O Buscopan interage com outros medicamentos?
Sim, Buscopan® pode aumentar a ação anticolinérgica de medicamentos como antidepressivos (ex: amitriptilina, imipramina), antialérgicos (ex: prometazina) e antipsicóticos (ex: clorpromazina). O uso concomitante com metoclopramida pode reduzir a atividade de ambos no aparelho digestivo. Além disso, pode aumentar a ação sobre os batimentos cardíacos de substâncias beta-adrenérgicas (ex: salbutamol).
Há açúcar na composição do Buscopan?
Sim, uma drágea de Buscopan® contém 41,2mg de sacarose. Portanto, este medicamento deve ser usado com cautela por portadores de Diabetes, e é contraindicado para quem possui rara condição hereditária de intolerância à frutose.
Quanto tempo o Buscopan leva para fazer efeito?
O início de ação do Buscopan® no aparelho digestivo ocorre entre 20 e 80 minutos depois de ser ingerido, proporcionando alívio rápido das dores, cólicas e desconforto abdominal.
BUSCOPAN É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Buscopan, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.7817.0890