Carvedilol Comprimido EMS: Para que serve e como usar?
O Carvedilol Comprimido EMS é um medicamento utilizado para auxiliar no tratamento de condições que afetam a função do coração e os vasos sanguíneos, como a insuficiência cardíaca congestiva, angina do peito (dor no peito de origem cardíaca) e hipertensão arterial (pressão alta).
Qual a finalidade do Carvedilol Comprimido EMS?
O Carvedilol é administrado por via oral, com duração de tratamento normalmente longa, e a dose deve ser reduzida gradualmente. A posologia e o modo de uso variam conforme a condição tratada (hipertensão, angina ou insuficiência cardíaca) e devem ser individualizados pelo médico. Em pacientes com insuficiência cardíaca, é recomendado administrar com alimentos para reduzir a velocidade de absorção e diminuir a incidência de efeitos ortostáticos.
Cuidados e Recomendações
Quais as possíveis reações adversas?
- Tontura e cefaleia
- Fadiga
- Hipotensão (pressão baixa)
- Náusea, diarreia, vômito
- Bradicardia (lentificação do ritmo cardíaco)
Para uma lista completa de reações, consulte a bula e um profissional de saúde.
Quem não deve usar este medicamento?
- Pessoas com alergia ao carvedilol ou a qualquer componente da formulação.
- Insuficiência cardíaca descompensada/instável que precise de medicamento intravenoso.
- Insuficiência do fígado.
- Arritmias cardíacas (irregularidades do ritmo cardíaco).
- Asma brônquica ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) associada à broncoespasmo.
Carvedilol Comprimido EMS: Especificações Técnicas
| Marca | EMS |
| Princípio Ativo | carvedilol |
| Composição | Cada comprimido de 6,25 mg contém: carvedilol, lactose monoidratada, povidona, crospovidona, sacarose, dióxido de silício, estearato de magnésio, óxido de ferro amarelo, estearilfumarato de sódio. |
Perguntas Frequentes sobre Carvedilol Comprimido EMS
Para que este medicamento é indicado?
O carvedilol é um medicamento usado para tratar insuficiência cardíaca congestiva (insuficiência do coração), angina do peito (dor no peito de origem cardíaca) e hipertensão arterial (pressão alta).
Como este medicamento funciona?
O carvedilol promove a dilatação dos vasos sanguíneos, através do bloqueio do sistema chamado renina-angiotensina-aldosterona. Assim, ocorre diminuição da pressão arterial. Em voluntários sadios, a concentração sérica máxima é alcançada em, aproximadamente, uma hora.
Quem não deve usar Carvedilol Comprimido EMS?
Você não pode usar este medicamento se apresentar alergia ao carvedilol ou a qualquer componente da formulação, ou se possuir insuficiência cardíaca descompensada/instável necessitando medicamento intravenoso para aumentar a força do coração, insuficiência do fígado; arritmias cardíacas (irregularidades do ritmo cardíaco); asma brônquica ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) associada à broncoespasmo (contração dos brônquios); bloqueio atrioventricular (bloqueio dos impulsos nervosos no coração) de 2º ou 3º grau (a menos que tenha um marca-passo permanente); ritmo cardíaco abaixo de 50 batimentos por minuto); síndrome do nó sinusal (incluindo bloqueio sinoatrial); choque cardiogênico (queda acentuada da pressão por problema cardíaco); pressão arterial muito baixa (pressão arterial sistólica < 85 mmHg).
Qual a melhor forma de usar Carvedilol Comprimido EMS?
O carvedilol deve ser administrado por via oral. O tratamento com carvedilol é normalmente longo e não deve ser interrompido abruptamente, mas sim com redução gradual da dose. Em pacientes com insuficiência cardíaca, deverá ser administrado com alimentos para reduzir a velocidade de absorção e diminuir a incidência de efeitos ortostáticos. As doses iniciais e de manutenção variam conforme a condição (hipertensão, angina ou insuficiência cardíaca) e devem ser individualizadas e monitoradas por seu médico.
Como devo armazenar o Carvedilol Comprimido EMS?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
CARVEDILOL COMPRIMIDO EMS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde. Registro MS: 1.0235.1073