Para que é indicado e para que serve o Cloridrato de Ondansetrona?
O Cloridrato de Ondansetrona é um medicamento receitado para prevenir e tratar suas náuseas e vômitos.
Como o Cloridrato de Ondansetrona funciona?
A substância ativa deste medicamento é a ondansetrona. O mecanismo de ação dessa substância não foi completamente caracterizado. A ação do Cloridrato de Ondansetrona inicia-se aproximadamente 1 hora e meia após a ingestão.
Quais as contraindicações do Cloridrato de Ondansetrona?
- Você não deve tomar Cloridrato de Ondansetrona se for alérgico a qualquer um de seus componentes.
- É contraindicado se você estiver tomando apomorfina, devido ao risco de hipotensão profunda e perda de consciência.
- A administração da dosagem de 4 mg de Cloridrato de Ondansetrona é recomendada para crianças acima de 2 anos de idade.
Como usar o Cloridrato de Ondansetrona?
Você deve remover o comprimido de desintegração oral de Cloridrato de Ondansetrona da embalagem, com as mãos secas, e colocá-lo imediatamente na ponta da língua para que se dissolva em segundos. Em seguida, engula com a própria saliva. Não é necessário ingerir com líquidos.
Posologia para prevenção de náusea e vômito em geral:
- Uso adulto: 2 comprimidos de 8 mg.
- Uso pediátrico (pacientes maiores de 11 anos): recomenda-se a dose de 1 a 2 comprimidos de 4 mg.
- Uso pediátrico (crianças de 2 a 11 anos): recomenda-se a dose de 1 comprimido de 4 mg.
Prevenção de náusea e vômito no pós-operatório:
Utilizar a mesma dose descrita para todas as idades. Administrar 1 hora antes da indução da anestesia.
Prevenção de náusea e vômito associado a quimioterapia:
- Quimioterapia altamente emetogênica (Uso adulto): dose única de 24 mg de ondansetrona (3 comprimidos de 8 mg) administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia do dia.
- Quimioterapia moderadamente emetogênica (Uso adulto): 8 mg de ondansetrona (1 comprimido de 8 mg), 2 vezes ao dia. A primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia, com dose subsequente 8 horas após a primeira dose. Recomenda-se administrar 8 mg de ondansetrona, 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante 1 a 2 dias após o término da quimioterapia.
- Quimioterapia moderadamente emetogênica (Uso pediátrico - 11 anos ou mais): Recomenda-se a mesma dose proposta para adultos.
- Quimioterapia moderadamente emetogênica (Uso pediátrico - 2 a 11 anos de idade): Recomenda-se administrar 4 mg de ondansetrona (1 comprimido de 4mg), 3 vezes ao dia (a cada 8 horas) durante 1 a 2 dias após o término da quimioterapia.
Prevenção de náusea e vômito associado a radioterapia:
- Uso adulto: 8 mg de ondansetrona (1 comprimido de 8 mg), 3 vezes ao dia.
- Para irradiação total do corpo: 8 mg de ondansetrona (1 comprimido de 8 mg), 1 a 2 horas antes de cada fração de radioterapia aplicada em cada dia.
- Para radioterapia do abdome em dose única elevada: 8 mg de ondansetrona (1 comprimido de 8 mg), 1 a 2 horas antes da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas após a primeira dose, durante 1 a 2 dias após o término da radioterapia.
- Para radioterapia do abdome em doses fracionadas diárias: 8 mg de ondansetrona (1 comprimido de 8 mg), 1 a 2 horas antes da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas após a primeira dose, a cada dia de aplicação da radioterapia.
- Uso pediátrico (2 a 11 anos de idade): Recomenda-se a dose de 4 mg de ondansetrona (1 comprimido de 4 mg), 3 vezes ao dia. A primeira dose deve ser administrada 1 a 2 horas antes do início da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas após a primeira dose. Recomenda-se administrar 4 mg de ondansetrona, 3 vezes ao dia (a cada 8 horas) durante 1 a 2 dias após o término da radioterapia.
- Uso pediátrico (11 anos ou mais): Recomenda-se a mesma dose proposta para adultos.
Ajustes de dose:
- Pacientes com insuficiência renal (função defeituosa do rim): Não é necessário ajuste de dose, recomenda-se a mesma dose para a população em geral.
- Pacientes com insuficiência hepática (função defeituosa do fígado) grave: A dose total diária não deve exceder 8 mg.
- Pacientes idosos: Recomenda-se a mesma dose para adultos.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Qual a composição do Cloridrato de Ondansetrona?
Cada comprimido de 4 mg sabor morango contém:
- Ondansetrona: 4 mg (equivalente a 5 mg de cloridrato de ondansetrona)
- Excipientes: manitol, celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, dióxido de silício, óxido de ferro vermelho, aroma de morango e aspartamo.
Cada comprimido de 4 mg sabor menta contém:
- Ondansetrona: 4 mg (equivalente a 5 mg de cloridrato de ondansetrona)
- Excipientes: manitol, celulose microcristalina, dióxido de titânio, crospovidona, estearato de magnésio, dióxido de silício, óxido de ferro amarelo, indigotina laca de alumínio, aroma de menta e aspartamo.
Especificações
Fabricante | Princípio Ativo | Registro MS |
---|
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. | Cloridrato de Ondansetrona | 1.0974.0231 |
O uso de Cloridrato de Ondansetrona causa sono?
A bula do Cloridrato de Ondansetrona lista “cansaço” como uma reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes). No entanto, não há menção direta a “sono” como um efeito colateral específico.
Gestantes podem utilizar o Cloridrato de Ondansetrona?
Baseado em estudos epidemiológicos realizados em humanos, suspeita-se que o Cloridrato de Ondansetrona cause malformações orofaciais quando administrado durante o primeiro trimestre de gravidez. Por essa razão, recomenda-se não utilizar o medicamento nesse período. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Qual o tempo de início de ação do Cloridrato de Ondansetrona?
A ação do Cloridrato de Ondansetrona inicia-se aproximadamente 1 hora e meia após a ingestão do comprimido de desintegração oral.
Quais os efeitos colaterais mais comuns do Cloridrato de Ondansetrona?
As reações adversas muito comuns (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento) associadas ao Cloridrato de Ondansetrona incluem diarreia, dor de cabeça e prisão de ventre.
O Cloridrato de Ondansetrona contém açúcar ou fenilalanina?
Os comprimidos de desintegração oral de Cloridrato de Ondansetrona contêm pequena quantidade de fenilalanina, um componente do aspartamo. Dessa forma, devem ser administrados com cautela em pacientes fenilcetonúricos. A bula não menciona a presença de açúcar, mas sim de aspartamo (adoçante).
CLORIDRATO DE ONDANSETRONA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Cloridrato de Ondansetrona, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0974.0231