Para que é indicado e para que serve o Cloridrato de Ondansetrona?
O Cloridrato de Ondansetrona é indicado para prevenir e tratar náuseas e vômitos.
Como o Cloridrato de Ondansetrona funciona?
A substância ativa deste medicamento é a ondansetrona. O mecanismo de ação não foi completamente caracterizado, mas a ação do medicamento inicia-se aproximadamente 1 hora e meia após a ingestão.
Quais as contraindicações do Cloridrato de Ondansetrona?
Você não deve tomar Cloridrato de Ondansetrona se:
- For alérgico a qualquer um de seus componentes.
- Estiver tomando apomorfina, devido ao risco de hipotensão profunda e perda de consciência.
Para a dosagem de 8 mg, este medicamento é indicado para uso adulto e pediátrico acima de 11 anos.
Como usar o Cloridrato de Ondansetrona?
Você deve remover o comprimido de Cloridrato de Ondansetrona da embalagem com as mãos secas e colocá-lo imediatamente na ponta da língua para que se dissolva em segundos, engolindo com a saliva. Não é necessário ingerir com líquidos. Este medicamento deve ser administrado somente pela via oral.
Posologia para Adultos e Pacientes Pediátricos Acima de 11 Anos (para indicações específicas)
- Prevenção de náusea e vômito em geral (Uso Adulto): 2 comprimidos de 8 mg (total de 16 mg).
- Prevenção de náusea e vômito no pós-operatório (Uso Adulto e Pediátrico acima de 11 anos): Utilizar 2 comprimidos de 8 mg. Administrar 1 hora antes da indução da anestesia.
- Prevenção de náusea e vômito associado à quimioterapia altamente emetogênica (Uso Adulto e Pediátrico acima de 11 anos): Dose única de 24 mg de ondansetrona (3 comprimidos de 8 mg) administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia do dia.
- Prevenção de náusea e vômito associado à quimioterapia moderadamente emetogênica (Uso Adulto e Pediátrico acima de 11 anos): 8 mg de ondansetrona (1 comprimido de 8 mg), 2 vezes ao dia. A primeira dose deve ser administrada 30 minutos antes do início da quimioterapia, com dose subsequente 8 horas após a primeira. Recomenda-se continuar com 8 mg, 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante 1 a 2 dias após o término da quimioterapia.
- Prevenção de náusea e vômito associado à radioterapia (Uso Adulto e Pediátrico acima de 11 anos): 8 mg de ondansetrona (1 comprimido de 8 mg), 3 vezes ao dia. Para irradiação total do corpo ou radioterapia do abdome (dose única elevada ou doses fracionadas diárias), administrar 1 a 2 horas antes da radioterapia, com doses subsequentes a cada 8 horas após a primeira dose.
Para crianças de 2 a 11 anos de idade, a dose recomendada é de 4 mg de ondansetrona.
Ajuste de Dose para Condições Específicas
- Pacientes com insuficiência hepática (função alterada do fígado): Em casos de insuficiência hepática grave, a dose total diária não deve exceder 8 mg.
- Pacientes com insuficiência renal (função alterada do rim): Não é necessário ajuste de dose.
- Pacientes idosos: Recomenda-se a mesma dose que para adultos.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Qual a composição do Cloridrato de Ondansetrona?
Cada comprimido de 8 mg de Cloridrato de Ondansetrona contém:
Princípio Ativo:
- Ondansetrona: 8 mg (equivalente a 10 mg de cloridrato de ondansetrona)
Excipientes (para o sabor morango):
- Manitol, celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, dióxido de silício, aroma de morango e aspartamo.
Excipientes (para o sabor menta):
- Manitol, celulose microcristalina, dióxido de titânio, crospovidona, estearato de magnésio, dióxido de silício, óxido de ferro amarelo, indigotina laca de alumínio, aroma de menta e aspartamo.
Atenção: Este medicamento contém pequena quantidade de fenilalanina (um componente do aspartamo) e corantes que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Especificações
| Fabricante |
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. |
| Princípio Ativo |
Cloridrato de Ondansetrona |
| Registro MS |
1.0974.0231 |
Qual a idade mínima para usar o Cloridrato de Ondansetrona 8mg?
A dosagem de 8mg de Cloridrato de Ondansetrona é recomendada para uso em pacientes pediátricos acima de 11 anos de idade e adultos. Para crianças entre 2 e 11 anos, a dose recomendada é de 4mg.
Quais os efeitos colaterais mais comuns do Cloridrato de Ondansetrona?
As reações adversas muito comuns (que ocorrem em mais de 10% dos pacientes) incluem diarreia, dor de cabeça e prisão de ventre. Reações comuns (entre 1% e 10% dos pacientes) são cansaço e exantema cutâneo.
O uso de Cloridrato de Ondansetrona é seguro durante a gravidez?
Com base em estudos, suspeita-se que o Cloridrato de Ondansetrona possa causar malformações orofaciais se administrado durante o primeiro trimestre de gravidez, por isso, seu uso não é recomendado nesse período. Mulheres grávidas não devem utilizar este medicamento sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que fazer se esquecer de tomar uma dose de Cloridrato de Ondansetrona?
Se você se esquecer de tomar uma dose, deve tomar a dose seguinte no horário de costume, sem dobrar a dose para compensar a esquecida. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico.
Posso tomar Cloridrato de Ondansetrona com apomorfina?
Não, o uso concomitante de Cloridrato de Ondansetrona com apomorfina é contraindicado. A combinação dessas substâncias pode levar a hipotensão profunda e perda de consciência.
CLORIDRATO DE ONDANSETRONA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Cloridrato de Ondansetrona, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0974.0231