Atenção!

A escolha de mais de unidades do item: pode fazer com que o prazo de entrega seja maior

MedicamentosSaúde MentalDepressãoCloridrato de Venlafaxina 150MG Cápsula dura de ação prolongada - Caixa com 30 Cápsulas

Cloridrato de Venlafaxina 150MG Cápsula dura de ação prolongada - Caixa com 30 Cápsulas

Cloridrato de venlafaxina

Loading interface...
MEDICAMENTO GENÉRICO.

Mais sobre Cloridrato de Venlafaxina 150MG Cápsula dura de ação prolongada - Caixa com 30 Cápsulas

Descrição do produto:

Para que é indicado e para que serve o Cloridrato de Venlafaxina?

O Cloridrato de Venlafaxina é indicado para o tratamento da depressão, incluindo casos de depressão com ansiedade associada. Também é utilizado na prevenção de recaídas e recorrências da depressão.

Além disso, está indicado para o tratamento, inclusive em longo prazo, do transtorno de ansiedade generalizada, do transtorno de ansiedade social (conhecido como fobia social) e do transtorno do pânico.

Como o Cloridrato de Venlafaxina funciona?

A venlafaxina, princípio ativo do Cloridrato de Venlafaxina, e seu metabólito ativo O-desmetilvenlafaxina, atuam como inibidores da recaptação neuronal de serotonina, norepinefrina e dopamina. Isso significa que o medicamento aumenta a quantidade dessas substâncias no sistema nervoso, resultando na melhora sintomática das condições para as quais é indicado.

O tempo estimado para o início da ação terapêutica do medicamento é de 3 a 4 dias.

Quais as contraindicações do Cloridrato de Venlafaxina?

  • Pacientes com alergia a qualquer componente da formulação do Cloridrato de Venlafaxina.
  • Pacientes que estejam utilizando antidepressivos da classe dos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs), como tranilcipromina, selegilina, rasagilina e linezolida. O tratamento com Cloridrato de Venlafaxina não deve ser iniciado em um período mínimo de 14 dias após a descontinuação de um IMAO, e o Cloridrato de Venlafaxina deve ser descontinuado por, no mínimo, 7 dias antes de iniciar o tratamento com qualquer IMAO.
  • Menores de 18 anos de idade.

Como usar o Cloridrato de Venlafaxina?

O Cloridrato de Venlafaxina deve ser administrado com alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras com algum líquido, sem serem divididas, trituradas, mastigadas ou dissolvidas. Alternativamente, o conteúdo da cápsula pode ser cuidadosamente aberto e espalhado em uma colher de purê de maçã, engolindo a mistura imediatamente sem mastigar e seguida de um copo de água para garantir a ingestão completa.

Posologia para Depressão Maior

A dose inicial recomendada é de 75 mg, uma vez ao dia. Pacientes que não respondem à dose inicial podem ter a dose aumentada até um máximo de 225 mg/dia.

Posologia para Transtorno de Ansiedade Generalizada

A dose inicial recomendada é de 75 mg, uma vez ao dia. Pacientes que não respondem à dose inicial podem ter a dose aumentada até um máximo de 225 mg/dia.

Posologia para Fobia Social

A dose inicial recomendada é de 75 mg, uma vez ao dia. Não há evidências de benefício adicional com doses maiores.

Posologia para Transtorno do Pânico

Recomenda-se uma dose de 37,5 mg/dia por 7 dias, após o qual a dose deve ser aumentada para 75 mg/dia. Pacientes que não respondem podem ter a dose aumentada até um máximo de 225 mg/dia.

Interrupção do tratamento com Cloridrato de Venlafaxina

Não interrompa o uso de Cloridrato de Venlafaxina bruscamente. A dose deve ser reduzida gradualmente conforme as instruções do seu médico. O período para descontinuação pode variar dependendo da dose, duração do tratamento e características individuais do paciente.

Uso em Pacientes com Insuficiência Renal

A dose diária total deve ser reduzida em 25% a 50% em pacientes com insuficiência renal com taxa de filtração glomerular (TFG) de 10 a 70 mL/min. Em pacientes em hemodiálise, a dose deve ser reduzida em até 50%.

Uso em Pacientes com Insuficiência Hepática

A dose diária total deve ser reduzida em até 50% em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada. Em alguns casos, reduções maiores que 50% podem ser necessárias.

Uso em Crianças

Não há experiência suficiente com o uso de Cloridrato de Venlafaxina em pacientes com menos de 18 anos de idade.

Uso em Idosos

Não há recomendação específica para ajuste de dose de Cloridrato de Venlafaxina com base apenas na idade do paciente.

Siga rigorosamente a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Qual a composição do Cloridrato de Venlafaxina 150mg?

Cada cápsula dura de liberação prolongada de 150 mg contém:

  • Cloridrato de venlafaxina* ............................................................................................ 169,720 mg
  • Excipiente ** q.s.p ........................................................................................................ 1 cápsula dura de liberação prolongada

*Cada 169,720 mg de cloridrato de venlafaxina equivalem a 150,000 mg de venlafaxina base.

**Excipientes: esferas de açúcar (sacarose), hiprolose, hipromelose, talco, etilcelulose, hidróxido de amônio, sebacato de dibutila, ácido oleico, dióxido de silício.

Componentes da cápsula: gelatina, dióxido de titânio, amarelo crepúsculo, amarelo de tartrazina, vermelho de eritrosina dissódica e vermelho allura 129.

Especificações

CaracterísticaDetalhe
FabricanteEMS S/A
Princípio AtivoCloridrato de Venlafaxina
Registro MS1.0235.1277

O uso de Cloridrato de Venlafaxina causa dependência?

Estudos clínicos não evidenciaram comportamento de busca por drogas, desenvolvimento de tolerância, ou elevação indevida de dose da venlafaxina durante o período de uso. No entanto, a interrupção abrupta do medicamento não é recomendada e deve ser feita sob orientação médica, com redução gradual da dose, para evitar sintomas de retirada.

Pode-se dirigir ou operar máquinas durante o tratamento com Cloridrato de Venlafaxina?

Não é recomendado dirigir veículos ou operar máquinas durante o tratamento com Cloridrato de Venlafaxina. Este medicamento pode prejudicar o julgamento, o raciocínio ou as habilidades motoras, afetando sua capacidade e atenção. Consulte seu médico para saber como o medicamento o afeta antes de realizar atividades que requerem concentração.

O Cloridrato de Venlafaxina pode ser usado na gravidez?

A segurança do uso de Cloridrato de Venlafaxina durante a gravidez em humanos ainda não foi estabelecida. O medicamento só deve ser administrado a mulheres grávidas se os benefícios esperados superarem os riscos possíveis, e o recém-nascido deve ser monitorado. A exposição a SNRI na gravidez pode aumentar o risco de pré-eclâmpsia e hemorragia pós-parto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Quais os efeitos colaterais mais comuns do Cloridrato de Venlafaxina?

As reações adversas muito comuns (mais de 10% dos pacientes) incluem insônia, dor de cabeça, tontura, sedação, náusea, boca seca, constipação e suor excessivo (hiperidrose). Outros efeitos comuns (1% a 10% dos pacientes) podem incluir diminuição do apetite, nervosismo, agitação, tremor, diarreia, vômito, entre outros. Uma lista completa das reações adversas pode ser encontrada na bula.

As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Cloridrato de Venlafaxina, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0235.1277

Quantidade

Caixa com 30 Cápsulas

Dosagem

150MG

EAN

7896004728612

Registro MS

1023512770055

Fabricante

EMS

Princípio ativo

Cloridrato de venlafaxina