Diclofenaco Potássico Comprimido revestido Cimed: Para que serve e como usar?
Diclofenaco Potássico Cimed é indicado para o alívio de dor e inflamação de curto prazo em condições como entorses, lesões, dores pós-operatórias, desconfortos ginecológicos (incluindo menstruais), dores nas costas e outros tipos de reumatismo, além de infecções do ouvido, nariz e garganta, sempre respeitando o tratamento da doença básica.
Qual a finalidade do Diclofenaco Potássico Comprimido revestido Cimed?
Os comprimidos revestidos de Diclofenaco Potássico Cimed devem ser ingeridos inteiros com água ou outro líquido, de preferência antes das refeições ou com o estômago vazio. A dose e a duração do tratamento devem ser determinadas pelo médico, que orientará o uso da menor dose eficaz pelo menor tempo necessário.
Cuidados e Recomendações
Quais as possíveis reações adversas?
- Dor de cabeça, tontura
- Náusea, vômito, diarreia, indigestão
- Dor abdominal, flatulência, perda do apetite
- Exames de função do fígado anormais (aumento nível de transaminases)
- Rash cutâneo (vermelhidão na pele com ou sem descamação)
Para uma lista completa de reações, consulte a bula e um profissional de saúde.
Quem não deve usar este medicamento?
- Pessoas com alergia ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Quem já teve reação alérgica a outros anti-inflamatórios (ex: ácido acetilsalicílico, ibuprofeno).
- Pacientes com úlcera no estômago ou no intestino, sangramento ou perfuração gastrintestinal.
- Indivíduos com insuficiência hepática, renal ou cardíaca grave.
- Mulheres nos últimos três meses de gravidez ou com suspeita de dengue.
Diclofenaco Potássico Comprimido revestido Cimed: Especificações Técnicas
| Marca | Cimed |
| Princípio Ativo | Diclofenaco Potássico |
| Composição | diclofenaco potássico 50 mg. Excipientes: dióxido de silício, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, laurilsulfato de sódio, talco, dióxido de titânio, corante amarelo crepúsculo laca de alumínio, óxido de ferro vermelho, macrogol, copolímero de metacrilato de butila, metacrilato de dimetilaminoetila e metacrilato de metila. |
Perguntas Frequentes sobre Diclofenaco Potássico Comprimido revestido Cimed
Para que este medicamento é indicado?
Diclofenaco potássico comprimido revestido é indicado para o tratamento de curto prazo, de condições como entorses, distensões e outras lesões; dor e inflamação no pós-operatório; condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais; dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista e outros tipos de reumatismo; e infecções do ouvido, nariz e garganta. Febre isolada não é uma indicação.
Como este medicamento funciona para aliviar a dor e a inflamação?
A substância ativa deste medicamento é o diclofenaco potássico, que pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Ele alivia os sintomas da inflamação, como dor e inchaço, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas) responsáveis pela inflamação, dor e febre. Possui rápido início de ação, sendo adequado para estados dolorosos e/ou inflamatórios agudos.
Quais são as principais precauções ao usar Diclofenaco Potássico Cimed?
Tenha especial cuidado se você tiver doença no coração ou nos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, níveis elevados de gordura no sangue, diabetes, ou se for fumante. Em geral, use a menor dose possível e pelo menor tempo. Informe seu médico se tiver asma, problemas gastrintestinais anteriores, inflamação no cólon, problemas no fígado ou rins, desidratação, inchaço nos pés, hemorragias ou distúrbios no sangue. Evite usá-lo se suspeitar de dengue.
Qual a forma correta de tomar Diclofenaco Potássico Cimed?
Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros com um copo de água ou outro líquido, de preferência antes das refeições ou com o estômago vazio. Não exceda a dose recomendada pelo seu médico. A dose inicial diária recomendada é de 100 a 150 mg, podendo ser ajustada pelo médico. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que fazer em caso de esquecimento de uma dose?
Se você esqueceu de tomar o medicamento, tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver perto da hora de tomar a próxima dose, você deve, simplesmente, tomar o próximo comprimido no horário usual. Não dobre a próxima dose para repor o comprimido que você esqueceu de tomar no horário certo.
DICLOFENACO POTÁSSICO COMPRIMIDO REVESTIDO CIMED É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde. Registro MS: 1.4381.0171