A escolha de mais de unidades do item: pode fazer com que o prazo de entrega seja maior

Dor e febreAnalgésicos e AntitérmicosDipirona 1g Comprimido - Caixa com 10 Comprimidos

Dipirona 1g Comprimido - Caixa com 10 Comprimidos - EMS

Dipirona

-28%
Loading interface...
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MEDICAMENTO GENÉRICO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO DURANTE A GRAVIDEZ E EM CRIANÇAS MENORES DE TRÊS MESES DE IDADE.

Para que é indicado e para que serve o Dipirona?

O Dipirona é um medicamento indicado para o alívio da dor (analgésico) e para a redução da febre (antitérmico).

Como o Dipirona funciona?

A Dipirona atua no tratamento da dor e da febre. Seu tempo médio de início de ação é de 30 a 60 minutos após a administração, e os efeitos geralmente duram aproximadamente 4 horas.

Quais as contraindicações do Dipirona?

O uso do Dipirona não é recomendado nas seguintes situações:

  • Reações alérgicas graves (cutâneas) prévias ao medicamento.
  • Alergia ou intolerância à dipirona, a qualquer componente da formulação, a outras pirazolonas ou pirazolidinas (ex: fenazona, fenilbutazona), incluindo histórico de agranulocitose (diminuição acentuada de glóbulos brancos).
  • Função da medula óssea prejudicada ou doenças do sistema hematopoiético.
  • Histórico de broncoespasmo ou outras reações anafilactoides (urticária, rinite, angioedema) após o uso de outros analgésicos (ex: salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno).
  • Porfiria hepática aguda intermitente.
  • Deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD), devido ao risco de hemólise (destruição de glóbulos vermelhos).
  • Gravidez e amamentação (vide informações específicas sobre uso durante a gravidez e amamentação).

É contraindicado para menores de 3 meses de idade ou com peso inferior a 5 kg.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Dipirona?

Os comprimidos devem ser tomados com líquido (aproximadamente ½ a 1 copo), por via oral.

Modo de Usar para Adultos e Adolescentes (acima de 15 anos)

A dose recomendada é de ½ a 1 comprimido, até 4 vezes ao dia. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida, respeitando o modo de usar e a dose máxima diária. O tratamento pode ser interrompido a qualquer momento.

Considerações Especiais

  • Em pacientes com insuficiência nos rins ou no fígado, o uso de altas doses deve ser evitado, pois a taxa de eliminação é reduzida. Para tratamento de curto prazo, a redução da dose não é geralmente necessária. Não existe experiência com uso a longo prazo nestes pacientes.
  • Em pacientes idosos e debilitados, deve-se considerar a possibilidade das funções do fígado e dos rins estarem prejudicadas.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico. Não mastigue o comprimido.

Qual a composição do Dipirona?

Cada comprimido de 1 g contém:

  • Dipirona monoidratada: 1000 mg
  • Excipientes q.s.p. 1 comprimido: lactose monoidratada, crospovidona, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio.

Especificações

CaracterísticaDetalhe
FabricanteEMS S/A
Princípio AtivoDipirona Monoidratada
Registro MS1.0235.1391

Qual o tempo de ação do Dipirona?

O Dipirona começa a agir, em média, de 30 a 60 minutos após a ingestão, e seus efeitos analgésicos e antitérmicos duram aproximadamente 4 horas.

Menores de 15 anos podem usar Dipirona?

O Dipirona em comprimidos de 1g não é recomendado para menores de 15 anos. Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg também não devem ser tratadas com dipirona. Para crianças pequenas, a administração deve ser feita sob supervisão médica, e existem outras apresentações mais adequadas.

Quais são os principais sinais de alerta ao usar Dipirona?

É crucial interromper o uso e procurar um médico imediatamente se você apresentar febre, calafrios, dor de garganta, lesões na boca (possíveis sinais de agranulocitose) ou mal-estar geral, infecção, febre persistente, manchas roxas, sangramento e palidez (possíveis sinais de pancitopenia). Além disso, fique atento a erupções cutâneas graves, bolhas, úlceras na boca, garganta, nariz, genitais e olhos, que podem indicar reações cutâneas graves como a Síndrome de Stevens-Johnson.

Grávidas podem utilizar Dipirona?

Recomenda-se não utilizar o Dipirona durante os primeiros 3 meses de gravidez. No segundo trimestre, o uso deve ser avaliado cuidadosamente pelo médico quanto aos riscos e benefícios. O medicamento é contraindicado nos últimos 3 meses da gravidez. Informe sempre seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Pode beber álcool durante o tratamento com Dipirona?

Não há dados que proíbam especificamente a ingestão de álcool com Dipirona para a população geral. No entanto, pacientes com intolerância ao álcool (que reagem a pequenas quantidades com sintomas como espirros, lacrimejamento ou vermelhidão facial) podem ter um risco aumentado de reações anafiláticas e devem usar Dipirona com cautela e sob orientação médica.

As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Dipirona, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0235.1391

Mais sobre Dipirona 1g Comprimido - Caixa com 10 Comprimidos

Contra indicações:

O medicamento não deve ser utilizado nas seguintes situações:

- Alergia ou intolerância à dipirona ou a qualquer um dos componentes da formulação ou a outras pirazolonas ou a pirazolidinas (ex.: fenazona, propifenazona, isopropilaminofenazona, fenilbutazona, oxifembutazona) incluindo, por exemplo, experiência prévia de agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de glóbulos brancos do sangue) com uma destas substâncias;
- Função da medula óssea prejudicada (ex.: após tratamento citostático) ou doenças do sistema hematopoiético (responsável pela produção das células sanguíneas);
- Desenvolvido broncoespasmo (contração dos brônquios levando a chiado no peito) ou outras reações anafilactoides, como urticária (erupção na pele que causa coceira), rinite (irritação e inflamação da mucosa do nariz), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas) depois do uso de medicamentos para dor (ex.: salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno);
- Porfiria hepática aguda intermitente (doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas), pelo risco de indução de crises de porfiria;
- Deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD), pelo risco de hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode levar à anemia);
- Gravidez e amamentação;

Este medicamento é contraindicado para menores de 15 anos;
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Quantidade

Caixa com 10 Comprimidos

Dosagem

1g

EAN

7896004782546

Registro MS

1023513910020

Fabricante

EMS

Princípio ativo

Dipirona