LITOCIT: Indicações de uso
Para que serve?
LITOCIT (citrato de potássio monoidratado) é indicado para o tratamento da acidose tubular renal que causa a formação de cálculos renais de cálcio. Também é utilizado em casos de cálculos renais de oxalato de cálcio em pacientes com baixa excreção de citrato urinário, e para cálculos renais de ácido úrico, que podem ou não estar associados a cálculos de cálcio.
Posologia: Como usar o LITOCIT?
Os comprimidos de LITOCIT devem ser ingeridos inteiros, com um copo cheio de água ou outros líquidos, preferencialmente durante ou até 30 minutos após as refeições ou lanches. É fundamental seguir estritamente a prescrição médica. Não parta nem mastigue o comprimido.
Cuidados no uso de LITOCIT
Efeitos Colaterais
Ao usar LITOCIT, alguns pacientes podem apresentar reações adversas, geralmente relacionadas ao sistema gastrointestinal, que incluem:
- Desconforto abdominal
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreia
- Redução dos movimentos intestinais
Esses sintomas podem ser aliviados se o medicamento for administrado com as refeições ou lanches, ou com a redução da dose. Alguns pacientes podem notar a matriz do comprimido nas fezes.
Contraindicações
Você não deve usar LITOCIT se apresentar alguma das seguintes condições:
- Aumento do potássio no sangue (hipercalemia) ou condições que predispõem a ele (ex: insuficiência renal, diabetes descompensado).
- Obstrução ou lentidão na passagem do comprimido pelo trato gastrointestinal (ex: retardo do esvaziamento do estômago, obstrução intestinal).
- Úlcera gástrica ou intestinal.
- Infecção ativa no trato urinário (com ou sem cálculos renais).
- Idade inferior a 18 anos.
LITOCIT: Especificações
Marca | Apsen Farmacêutica S.A. |
Princípio Ativo | Citrato de Potássio Monoidratado |
Composição | Cada comprimido contém citrato de potássio monoidratado, além de excipientes como cera de carnaúba, álcool cetoestearílico, celulose microcristalina, copovidona e estearato de magnésio. |
Perguntas Frequentes sobre LITOCIT
O que fazer em caso de ingestão de uma dose maior do que a indicada (superdosagem)?
Em caso de ingestão acidental de uma quantidade excessiva de LITOCIT, procure imediatamente um médico ou dirija-se ao pronto-socorro mais próximo. A superdosagem pode levar a aumento das concentrações de potássio no sangue (hipercalemia), que pode ser assintomático inicialmente, mas pode causar fraqueza muscular e, em casos graves, choque com parada cardíaca.
Posso usar LITOCIT se estiver grávida ou amamentando?
Não é recomendado o uso de LITOCIT durante a gravidez ou amamentação, pois sua segurança e eficácia nestes períodos não foram estabelecidas. Mulheres grávidas ou amamentando devem consultar o médico ou cirurgião-dentista antes de usar este medicamento.
LITOCIT pode interagir com outros medicamentos?
Sim, LITOCIT deve ser usado com cautela em pacientes que utilizam outros medicamentos. A coadministração com diuréticos poupadores de potássio (como trianterene, espironolactona ou amilorida) ou outros medicamentos que afetam o potássio sérico (como inibidores da ECA, bloqueadores do receptor de angiotensina) pode causar aumento grave do potássio no sangue e deve ser evitada. Informe seu médico sobre todos os medicamentos que você usa para evitar interações.
LITOCIT É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de LITOCIT, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0118.0128