Para que é indicado e para que serve o Mecobe?
Mecobe (mecobalamina) é um medicamento à base de vitamina B12 (mecobalamina) indicado para o tratamento da deficiência de vitamina B12 em pacientes que estejam em uso de metformina.
Também é indicado como terapia auxiliar para os casos de hiper-homocisteinemia (aumento dos níveis de homocisteína no sangue), podendo ser associado ou não a outras terapias.
Como funciona o Mecobe?
A mecobalamina é a forma ativa da vitamina B12 e atua em uma grande quantidade de processos biológicos, como no ciclo da homocisteína e na síntese das células do nosso organismo, sendo essencial para o crescimento e replicação celular.
O uso contínuo de metformina pode causar a deficiência desta vitamina, tornando o Mecobe indicado para esses pacientes.
Quais as contraindicações do Mecobe?
- Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
- Pacientes pediátricos.
Este medicamento contém lactose.
Como usar o Mecobe?
O Mecobe é de uso adulto e exclusivamente sublingual. Deve ser utilizado colocando o comprimido sob a língua, mantendo a boca fechada, sem engolir ou mastigar, até sua completa dissolução.
Posologia recomendada para o Mecobe
A posologia e o tempo de tratamento devem ser indicados pelo médico, conforme a condição clínica e as necessidades de cada paciente.
- Deficiências de vitamina B12 em pacientes que usam metformina: 1 comprimido sublingual por dia, por até 3 meses ou conforme indicação médica.
- Hiper-homocisteinemia: 1 comprimido sublingual por dia, por até 1 mês ou conforme indicação médica, podendo ser associado a outras terapias.
Não administre mais de 1 comprimido sublingual de 1.000 mcg por dia sem orientação médica. Para uso prolongado, é recomendado acompanhamento laboratorial para avaliação dos níveis de vitamina B12. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Qual a composição do Mecobe?
Cada comprimido sublingual de Mecobe contém 1.000 mcg de mecobalamina (vitamina B12).
Excipientes: manitol, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, aroma de morango, sucralose, dióxido de silício, estearato de magnésio.
Especificações do Mecobe
Fabricante | Myralis Indústria Farmacêutica Ltda. |
---|
Princípio Ativo | Mecobalamina (Vitamina B12) |
---|
Registro MS | 1.1462.0042 |
---|
O Mecobe pode ser usado por crianças?
Não. Este medicamento é contraindicado para pacientes pediátricos, sendo de uso exclusivo adulto.
Quais medicamentos podem interagir com o Mecobe?
Medicamentos como antibióticos (penicilina, cefalexina, ciprofloxacina), metformina, óxido nitroso, colchicina, AINEs (ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, sulfassalazina), nitratos (nitroglicerina), fluoruracila, cloranfenicol, barbitúricos, primidona, pirimetamina, ácido valpróico, hidantoínas, aminoglicosídeos, inibidores da bomba de prótons, anticoncepcionais e anticonvulsivantes podem interagir com o Mecobe. Sempre informe seu médico sobre todos os medicamentos que você utiliza.
O uso de Mecobe causa reações adversas?
Embora a prevalência de reações adversas seja rara ou muito rara, em altas dosagens, foram reportadas urticária, eczema, lesões cutâneas exantemáticas, diarreia e reações alérgicas. Doses orais podem ocasionar acne. Coágulos sanguíneos, parestesia, rinite e ataxia também foram registrados após a administração de doses elevadas do Mecobe.
Gestantes e lactantes podem usar o Mecobe?
Para mulheres grávidas, o Mecobe é categoria de risco C e não deve ser utilizado sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Durante a amamentação, a vitamina B12 é encontrada no leite materno, e a American Academy of Pediatrics considera seu uso geralmente compatível, sem restrições apontadas, mas sempre consulte seu médico.
MECOBE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Mecobe, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.1462.0042