Para que é indicado e para que serve o Monuril?
Este medicamento está indicado para o tratamento de curta duração de infecções bacterianas não-complicadas das vias urinárias baixas (infecção urinária), como: cistite aguda e recidivante (recorrente), síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite não específica, bacteriúria assintomática na gravidez (presença de bactérias na urina sem sintomas de infecção) e infecção urinária pós-operatória. Está indicado, ainda, para profilaxia (prevenção) da infecção urinária pós-cirúrgica ou nas intervenções instrumentais do trato urinário.
Como o Monuril funciona?
Monuril® é um antibiótico sintetizado em laboratório, de amplo espectro de ação, que apresenta uma elevada atividade bactericida (mata as bactérias) contra germes Gram-positivos e Gram-negativos (mesmo alguns resistentes a outros antibacterianos/antibióticos) frequentemente isolados nas infecções urinárias. Monuril® é um derivado do ácido fosfônico eficaz quando administrado em dose única. É apresentado sob a forma de granulado, em envelope; o conteúdo do envelope deve ser dissolvido em água para a administração por via oral.
Quais as contraindicações do Monuril?
- Você não deve tomar este medicamento se tiver alergia (hipersensibilidade) à fosfomicina e/ou a qualquer um dos componentes da formulação.
- Pacientes com insuficiência renal grave (clearance de creatinina <10 mL/min) e pacientes submetidos a hemodiálise.
- Este medicamento é contraindicado para uso por crianças sem orientação médica.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Como usar o Monuril?
Dissolver o conteúdo do envelope de Monuril® em um copo d’água (50 a 75 mL) e mexer com o auxílio de uma colher. A solução deve ser ingerida de estômago vazio imediatamente após o preparo e preferencialmente à noite antes de deitar e depois de urinar. Não guardar a solução para uso posterior, nem mesmo em geladeira.
Tome Monuril® exatamente conforme a orientação de seu médico. A posologia usual consiste em uma dose única de 1 envelope, podendo variar de acordo com a gravidade da doença e a critério médico.
Posologia usual do Monuril
Indicação | Posologia | Observações |
---|
Infecções agudas | 1 envelope | |
Infecções por Pseudomonas, Proteus e Enterobacter | 2 envelopes | Administrar em intervalos de 24 horas. |
Profilaxia das infecções urinárias, após intervenções cirúrgicas e manobras instrumentais | 2 envelopes | A primeira dose 3 horas antes da intervenção e a segunda dose 24 horas depois. |
Após o início do tratamento os sintomas devem desaparecer em 2 a 3 dias. Caso não ocorra melhora, o médico deverá ser informado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Qual a composição do Monuril?
Cada envelope contém: fosfomicina trometamol (equivalente a 3g de fosfomicina) 5,631 g. Excipientes: sacarose, sacarina, aroma de tangerina, aroma de laranja q.s.p. 1 envelope.
Especificações
Fabricante | Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda |
Princípio Ativo | Fosfomicina trometamol |
Registro MS | 1.0084.0139 |
Qual a recomendação de uso do Monuril para crianças?
A dose, a eficácia e a segurança do uso de Monuril® em crianças menores de 12 anos de idade ainda não foram estabelecidas nos estudos clínicos realizados. O uso em crianças deve ser determinado somente pelo médico, que deverá levar em consideração a relação risco-benefício.
O Monuril pode ser usado durante a gravidez?
No momento, tratamentos antibacterianos de dose única não são adequados para tratar infecções do trato urinário em mulheres grávidas. No entanto, para fosfomicina trometamol, estudos com animais não indicam toxicidade reprodutiva. O uso de Monuril® pode ser considerado durante a gravidez, se necessário conforme orientação médica.
Quais são as reações adversas comuns do Monuril?
Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): diarreia, náusea, dispepsia (desconforto gástrico), vulvovaginite, dor de cabeça, tontura e dor abdominal.
Qual a forma correta de guardar o Monuril?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Alimentos interferem na absorção do Monuril?
Alimentos podem adiar a absorção do ingrediente ativo de Monuril®, levando a uma leve diminuição nos níveis do pico plasmático e nas concentrações urinárias. Portanto, é preferível tomar o medicamento de estômago vazio ou em torno de duas a três horas após as refeições.
MONURIL É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Monuril, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0084.0139