Para que é indicado e para que serve o Mounjaro?
O Mounjaro é indicado para:
- Diabetes mellitus tipo 2: Para melhorar o controle glicêmico de adultos, em conjunto com dieta e exercícios.
- Controle crônico do peso: Em conjunto com dieta de baixa caloria e aumento de atividade física, para perda e manutenção do peso em adultos com Índice de Massa Corpórea (IMC):
- Maior ou igual a 30 kg/m² (obesidade) ou
- Maior ou igual a 27 kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo menos uma condição de comorbidade relacionada ao peso (por exemplo, hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono, doença cardiovascular, pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2).
Como o Mounjaro funciona?
O Mounjaro atua de diferentes formas para o controle glicêmico e do peso:
Para Diabetes mellitus tipo 2:
- Melhora o controle da glicemia, reduzindo a quantidade de glicose de jejum e pós-prandial.
- Aumenta a liberação de insulina.
- Melhora a sensibilidade à insulina.
- Reduz a concentração de glucagon de jejum e a exposição ao glucagon após refeições.
- Atrasa o esvaziamento gástrico, o que pode reduzir a velocidade da absorção da glicose após a refeição.
Para Controle crônico do peso:
- Atua na regulação do apetite e na redução da ingestão de alimentos.
- Promove a redução do peso e gordura corporal.
- Melhora a sensibilidade à insulina.
Quais as contraindicações do Mounjaro?
O Mounjaro não deve ser utilizado nos seguintes casos:
- Alergia à tirzepatida ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Histórico pessoal ou familiar de carcinoma medular de tireoide (um tipo raro de tumor maligno na tireoide).
- Neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM2), uma síndrome genética que se caracteriza pela presença de tumores envolvendo algumas glândulas endócrinas.
Como usar o Mounjaro?
Posologia
A dose inicial recomendada de Mounjaro é de 2,5 mg, uma vez por semana. Após 4 semanas, a dose deve ser aumentada para 5 mg uma vez por semana. Se necessário, aumentos de dose podem ser feitos em acréscimos de 2,5 mg após um mínimo de 4 semanas na dose atual. As doses de manutenção recomendadas são 5, 10 e 15 mg. A dose máxima é de 15 mg uma vez por semana.
Se você usar Mounjaro junto com sulfonilureia e/ou insulina, seu médico pode considerar uma redução na dose desses medicamentos para reduzir o risco de hipoglicemia, e a automonitorização da glicemia é importante.
Para controle do peso, se você não conseguir perder pelo menos 5% do seu peso corporal inicial em até 6 meses após a titulação até a dose tolerada mais alta, seu médico avaliará a continuidade do tratamento.
Modo de usar
O Mounjaro é administrado por via subcutânea (sob a pele) no abdome, coxa. Outra pessoa pode administrar na parte superior do braço. Alterne o local de injeção a cada dose.
Pode ser administrado em qualquer horário do dia, independente das refeições.
Quando usado com insulina, Mounjaro deve ser administrado como injeções separadas e nunca misturado, e em um local de injeção diferente.
Para mais informações sobre como utilizar a caneta aplicadora de uso único, leia atentamente as INSTRUÇÕES DE USO que acompanham este medicamento.
Alteração do cronograma de administração semanal
O dia da administração semanal pode ser alterado, se necessário, contanto que o intervalo entre as duas doses seja de pelo menos 3 dias (72 horas).
Esquecimento de dose
Se uma dose for esquecida, ela deverá ser administrada assim que possível dentro de 4 dias (96 horas) após o esquecimento. Caso mais de 4 dias tenham se passado, a dose esquecida não deverá ser administrada, e a próxima dose deverá ser administrada no dia do cronograma usual. Em ambos os casos, os pacientes poderão retomar o seu cronograma usual de administração uma vez por semana.
Qual a composição do Mounjaro?
Cada 0,5 mL de solução injetável de Mounjaro contém:
- Princípio ativo: 5 mg de tirzepatida.
- Excipientes: cloreto de sódio, fosfato de sódio dibásico heptaidratado, ácido clorídrico, hidróxido de sódio e água para injetáveis.
Especificações
Fabricante: | Eli Lilly do Brasil Ltda. |
Princípio Ativo: | Tirzepatida |
Registro MS: | 1.1260.0202 |
Como devo armazenar o Mounjaro?
O Mounjaro deve ser armazenado em geladeira, entre 2°C e 8°C, na embalagem original para proteger da luz e sem congelar. Pode ser armazenado fora da refrigeração a temperaturas abaixo de 30°C por até 21 dias. Não utilize se estiver congelado.
É possível apresentar efeitos colaterais com o uso de Mounjaro?
Sim, o uso de Mounjaro pode causar reações adversas. As mais comuns (muito comum, em mais de 10% dos pacientes) incluem náusea, diarreia, vômito e constipação. Em pacientes com diabetes tipo 2, a hipoglicemia pode ocorrer, especialmente em combinação com sulfonilureia ou insulina. Outras reações incluem dor abdominal, dispepsia, distensão abdominal, fadiga, entre outras. Consulte a bula completa e seu médico para mais informações.
Mounjaro pode ser usado durante a gravidez ou amamentação?
Para diabetes mellitus tipo 2, Mounjaro somente deve ser utilizado em gestantes se o benefício potencial para a mãe justificar o risco para o bebê. Para controle crônico do peso, Mounjaro não deve ser utilizado para redução do peso durante a gravidez. Se você deseja engravidar, o medicamento deve ser descontinuado pelo menos 1 mês antes da gravidez planejada. Na amamentação, a quantidade no leite materno foi considerada indetectável a muito baixa e o uso depende da avaliação médica.
Quais as precauções devo ter ao usar o Mounjaro?
É importante estar ciente de alguns riscos e precauções, como o potencial para tumores de células C da tireoide (não se sabe se causa em humanos), pancreatite aguda, hipoglicemia (se usado com certos medicamentos), reações de hipersensibilidade, efeitos gastrointestinais que podem levar à desidratação, aspiração pulmonar, doença grave da vesícula biliar e ideação suicida (comunicar imediatamente ao médico). Informe seu médico sobre seu histórico e quaisquer sintomas que surgirem.
MOUNJARO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Mounjaro, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.1260.0202