A escolha de mais de unidades do item: pode fazer com que o prazo de entrega seja maior

MedicamentosDermatológicosCorticoidesPrednisolona 20mg Comprimido Revestido - Caixa com 10 Comprimidos

Prednisolona 20mg Comprimido Revestido - Caixa com 10 Comprimidos

Prednisolona

-10%
Loading interface...
MEDICAMENTO GENÉRICO.

Para que é indicado e para que serve a Prednisolona?

A Prednisolona é um medicamento indicado como agente anti-inflamatório e imunossupressor. É utilizada para o tratamento de diversas patologias cujos mecanismos fisiopatológicos envolvem processos inflamatórios e/ou autoimunes.

Além disso, a Prednisolona é empregada no tratamento de condições endócrinas (relacionadas a glândulas) e como parte de esquemas terapêuticos em algumas neoplasias (tumores).

Como funciona a Prednisolona?

A Prednisolona é um medicamento à base de prednisolona, um tipo de glicocorticoide (hormônio esteroide). Sua ação principal é potente, sendo eficaz como anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico.

Atua no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides, ajudando a controlar processos inflamatórios e reações imunológicas no corpo.

Quais as contraindicações para o uso de Prednisolona?

  • Pacientes com alergia à prednisolona ou a qualquer outro componente da fórmula.
  • Pacientes com infecções fúngicas sistêmicas.
  • Pacientes com infecções não controladas.

Como usar o medicamento Prednisolona?

A Prednisolona deve ser utilizada rigorosamente conforme as instruções do seu médico, que definirá as doses, horários e duração do tratamento. A dosagem é individualizada, variando de acordo com a gravidade da doença e a resposta de cada paciente.

Dosagem inicial e manutenção da Prednisolona

A dose inicial pode variar de 5 a 60 mg por dia, conforme a condição tratada. Para bebês e crianças, a dosagem é ajustada pela resposta clínica, e não apenas por idade ou peso. Se o uso for por mais de alguns dias, a redução ou interrupção da Prednisolona deve ser feita de forma gradual.

Ajuste de dose da Prednisolona

É fundamental a observação contínua da dosagem de Prednisolona. Ajustes podem ser necessários em caso de mudanças no estado clínico, remissão ou exacerbação da doença, ou exposição a situações estressantes. Nunca interrompa o tratamento abruptamente; a retirada deve ser gradual.

Como partir o comprimido de Prednisolona

Se o médico orientar tomar meio comprimido, coloque o comprimido em uma superfície dura com a face sulcada para cima. Pressione a marca de quebra com os polegares para parti-lo. As metades não utilizadas devem ser guardadas na embalagem original e consumidas em até 24 horas.

Siga sempre a orientação médica e não interrompa o tratamento sem consultar seu médico.

Qual a composição da Prednisolona 20mg?

Cada comprimido revestido de 20mg de Prednisolona contém:

  • Prednisolona: 20mg
  • Excipientes q.s.p.: 1 comprimido revestido (lactose monoidratada, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, talco, copolímero de álcool polivinílico e macrogol, monocaprilocaprato de glicerila e álcool polivinílico).

Atenção: Contém lactose.

Especificações da Prednisolona

FabricanteBrainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.
Princípio AtivoPrednisolona
Registro MS1.5584.0630

Quais são os principais efeitos colaterais que a Prednisolona pode causar?

Os efeitos adversos da Prednisolona são semelhantes aos de outros corticosteroides e geralmente podem ser revertidos ou minimizados com a redução da dose. Reações comuns incluem aumento do apetite, indigestão, úlceras no estômago/duodeno, nervosismo, cansaço, insônia, catarata, aumento da pressão intraocular e alterações no açúcar no sangue (pré-diabetes ou manifestação de diabetes).

Reações incomuns podem envolver retardo na cicatrização, pele frágil, manchas roxas, aumento do suor, urticária, inchaço, convulsões, dor de cabeça, tontura, alterações de humor (euforia, depressão), irregularidades menstruais, retardo no crescimento, distensão abdominal, diarreia ou prisão de ventre, retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

A Prednisolona interage com outros medicamentos ou substâncias?

Sim, é fundamental informar ao seu médico sobre todos os medicamentos e condições de saúde. A Prednisolona pode ter interações significativas. Por exemplo, o uso concomitante com álcool ou anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) aumenta o risco de úlceras e sangramentos gastrintestinais. Medicamentos para diabetes podem ter seus efeitos alterados, exigindo ajuste de dose.

Outras interações incluem anticoagulantes, anticoncepcionais orais, diuréticos, hormônios da tireoide e barbitúricos, que podem necessitar de ajustes na dosagem da Prednisolona ou dos outros fármacos. Converse sempre com seu médico ou farmacêutico para evitar complicações.

É seguro usar Prednisolona durante a gravidez ou amamentação?

Estudos adequados sobre a reprodução humana com corticosteroides ainda são limitados. Portanto, o uso de Prednisolona na gravidez ou por mulheres com potencial de engravidar deve ser feito apenas se os potenciais benefícios superarem os riscos para a mãe, embrião ou feto.

Durante a amamentação, a Prednisolona é excretada no leite materno em baixos níveis (menos de 1% da dose). Medidas de cautela são recomendadas, e a administração deve ser feita com orientação médica. Este medicamento não deve ser usado por grávidas sem aconselhamento médico ou do cirurgião-dentista.

Por quanto tempo posso guardar a Prednisolona?

A Prednisolona deve ser armazenada em temperatura ambiente (de 15°C a 30ºC), protegida do calor, luz e umidade. É importante verificar o número de lote e as datas de fabricação e validade na embalagem. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido.

Qualquer alteração no aspecto do comprimido dentro do prazo de validade deve ser comunicada ao farmacêutico. Mantenha sempre este medicamento fora do alcance das crianças.

Como a Prednisolona se apresenta e o que fazer em caso de superdose?

A Prednisolona 20mg apresenta-se como um comprimido branco circular revestido, bicôncavo, com sulco na face superior e gravação "20" na face inferior. Em caso de superdose acidental, não foram relatados efeitos de risco de morte em curto período de tempo, exceto em doses extremas ou na presença de contraindicações específicas (como diabetes, glaucoma, úlcera péptica ativa) ou uso concomitante com digitálicos, anticoagulantes ou diuréticos depletores de potássio.

É recomendado procurar socorro médico imediatamente, levando a embalagem do produto e, se possível, informando a quantidade exata ingerida. Evite a provocação de vômitos e a ingestão de alimentos ou bebidas. O tratamento inclui a indução de vômito ou lavagem gástrica, e as complicações devem ser tratadas especificamente. Ligue para 0800 722 6001 para mais orientações.

As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Prednisolona, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.5584.0630

Mais sobre Prednisolona 20mg Comprimido Revestido - Caixa com 10 Comprimidos

Quantidade

Caixa com 10 Comprimidos

Dosagem

20mg

EAN

7896714295381

Registro MS

1558406300185

Fabricante

Neoquímica

Princípio ativo

Prednisolona