Para que é indicado e para que serve a Prednisona?
A Prednisona é um medicamento indicado para o tratamento de diversas condições que respondem aos corticosteroides, incluindo:
- Doenças endócrinas (das glândulas);
- Doenças osteomusculares (dos ossos e músculos);
- Distúrbios do colágeno (doenças autoimunes que afetam vários órgãos);
- Doenças dermatológicas (da pele);
- Doenças alérgicas;
- Doenças oftálmicas (dos olhos);
- Doenças respiratórias;
- Doenças hematológicas (do sangue);
- Tumores e outras condições que respondam ao tratamento com corticosteroides.
Como a Prednisona funciona?
A Prednisona contém uma substância que proporciona um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, sendo eficaz no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.
Quais as contraindicações da Prednisona?
Este medicamento é contraindicado para pessoas que:
- Possuem infecções sistêmicas por fungos.
- Já tiveram reações alérgicas ou incomuns à Prednisona, a outros corticosteroides ou a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.
Como usar a Prednisona?
Os comprimidos de Prednisona devem ser tomados com um pouco de líquido, preferencialmente pela manhã.
Dosagem da Prednisona
Seu médico irá prescrever uma dosagem individualizada, com base na sua doença específica, gravidade e resposta ao medicamento. A dose inicial para adultos pode variar de 5 mg a 60 mg diários. Para a dose pediátrica, a variação inicial pode ser de 0,14 mg a 2 mg/kg de peso por dia, ou de 4 mg a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia.
Após a melhora da doença, a dosagem será reduzida gradualmente pelo médico até atingir a dose de manutenção, que é a menor dose eficaz. O médico também poderá indicar o uso em dias alternados. Em situações de estresse não relacionadas à doença, a dose pode ser aumentada.
É fundamental seguir a orientação médica, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que fazer se esquecer de usar a Prednisona?
Caso se esqueça de tomar o comprimido, tome-o assim que lembrar e, em seguida, acerte o horário. Não tome uma dose dobrada para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, médico ou cirurgião-dentista.
Qual a composição da Prednisona?
Cada comprimido de 20 mg da Prednisona contém:
- Prednisona: 20,0 mg
- Excipientes (q.s.p. 1 comprimido): povidona, lactose monoidratada, estearato de magnésio, amido.
Especificações
Fabricante |
GERMED FARMACÊUTICA LTDA |
Princípio Ativo |
Prednisona |
Registro MS |
MS-1.0583.0839. |
A Prednisona pode causar efeitos colaterais?
Sim, a Prednisona, assim como outros medicamentos, pode causar reações indesejáveis. Algumas das reações relatadas incluem alterações hidroeletrolíticas (como retenção de sódio e aumento da pressão arterial), alterações ósseas e musculares (fraqueza, osteoporose), problemas gastrointestinais (úlcera péptica), alterações na pele (retardo na cicatrização), no sistema nervoso (convulsões, dor de cabeça), nas glândulas (irregularidades menstruais, diabetes), nos olhos (catarata, glaucoma), no metabolismo e psiquiátricas (euforia, depressão). É importante informar seu médico caso apresente qualquer reação indesejável.
É seguro usar Prednisona durante a gravidez ou amamentação?
O uso de Prednisona por mulheres grávidas, em período de amamentação ou em idade fértil requer uma avaliação cuidadosa dos possíveis benefícios em relação aos riscos potenciais para a mãe, feto ou recém-nascido. A Prednisona pode passar para o leite materno. Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Quais medicamentos não devem ser usados com a Prednisona?
É importante informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, pois alguns podem interferir na ação da Prednisona. Medicamentos como fenobarbital, fenitoína, rifampicina, efedrina, estrogênios, diuréticos depletores de potássio, glicosídeos cardíacos, anfotericina B, anticoagulantes cumarínicos, salicilatos, ácido acetilsalicílico, antidiabéticos e hormônios do crescimento podem interagir. O uso de Prednisona com anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) ou álcool pode aumentar o risco de úlcera no estômago e duodeno.
Como guardar a Prednisona corretamente?
A Prednisona deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegida da luz e umidade. Verifique sempre o número de lote e as datas de fabricação e validade na embalagem. Não utilize o medicamento com o prazo de validade vencido. Mantenha-o em sua embalagem original e fora do alcance das crianças.
A Prednisona pode mascarar infecções?
Sim, a Prednisona pode mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem surgir durante seu uso, devido à diminuição na resistência do organismo. O uso prolongado pode levar a catarata, glaucoma e risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus. Caso note visão turva ou outros distúrbios visuais, procure seu médico.
PREDNISONA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Prednisona, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: MS-1.0583.0839.