Cloridrato de Venlafaxina Cápsula dura de ação prolongada EMS: Para que serve e como usar?
O Cloridrato de Venlafaxina Cápsula dura de ação prolongada EMS é indicado para o tratamento da depressão, incluindo prevenção de recaídas. Também auxilia no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada, fobia social e transtorno do pânico, conforme orientação médica.
Qual a finalidade do Cloridrato de Venlafaxina Cápsula dura de ação prolongada EMS?
O Cloridrato de Venlafaxina deve ser administrado com alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. As cápsulas devem ser tomadas inteiras, com líquido, e não devem ser divididas, trituradas, mastigadas ou dissolvidas. A dose e a forma de uso devem ser estritamente seguidas conforme a prescrição médica.
Cuidados e Recomendações
Quais as possíveis reações adversas?
- Insônia
- Dor de cabeça
- Tontura
- Náusea
- Boca seca
Para uma lista completa de reações, consulte a bula e um profissional de saúde.
Quem não deve usar este medicamento?
- Pessoas com alergia a qualquer componente da formulação.
- Pacientes em tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).
- Não deve ser iniciado em menos de 14 dias após a descontinuação de um IMAO.
- O medicamento deve ser descontinuado por 7 dias antes do início de um IMAO.
- Contraindicado para uso em menores de 18 anos.
Cloridrato de Venlafaxina Cápsula dura de ação prolongada EMS: Especificações Técnicas
| Marca | EMS |
| Princípio Ativo | Cloridrato de venlafaxina |
| Composição | Cada cápsula dura de liberação prolongada de 37,5 mg contém: cloridrato de venlafaxina* (42,430 mg) equivalente a 37,500 mg de venlafaxina base; Excipientes: esferas de açúcar (sacarose), hiprolose, hipromelose, talco, etilcelulose, hidróxido de amônio, sebacato de dibutila, ácido oleico, dióxido de silício. Componentes da cápsula: gelatina, dióxido de titânio, azul brilhante e vermelho de eritrosina dissódica. |
Perguntas Frequentes sobre Cloridrato de Venlafaxina Cápsula dura de ação prolongada EMS
Para que o Cloridrato de Venlafaxina é indicado?
O cloridrato de venlafaxina está indicado para o tratamento da depressão, incluindo depressão com ansiedade associada e para prevenção de recaída e recorrência da depressão. Também está indicado para o tratamento, incluindo tratamento em longo prazo, do transtorno de ansiedade generalizada, do transtorno de ansiedade social (também conhecido como fobia social) e do transtorno do pânico.
Como o Cloridrato de Venlafaxina funciona?
A venlafaxina, substância presente no medicamento cloridrato de venlafaxina, e a O-desmetilvenlafaxina (metabólito ativo da venlafaxina), são inibidores da recaptação neuronal de serotonina, norepinefrina e dopamina. Isso significa que o cloridrato de venlafaxina aumenta a quantidade de determinadas substâncias no sistema nervoso, levando à melhora sintomática dentro das indicações. O tempo estimado para início da ação terapêutica é de 3 a 4 dias.
Quem não deve usar o Cloridrato de Venlafaxina?
O cloridrato de venlafaxina não deve ser utilizado por pacientes alérgicos a qualquer componente da formulação e por pacientes recebendo antidepressivos da classe dos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs). O tratamento com Cloridrato de Venlafaxina não deve ser iniciado no período de, no mínimo, 14 dias após a descontinuação de um IMAO, e deve ser descontinuado por, no mínimo, 7 dias antes do início do tratamento com qualquer IMAO. É contraindicado para uso em menores de 18 anos.
Como devo usar o Cloridrato de Venlafaxina?
O cloridrato de venlafaxina deve ser administrado com alimentos, aproximadamente no mesmo horário todos os dias. As cápsulas devem ser tomadas inteiras com algum líquido e não devem ser divididas, trituradas, mastigadas ou dissolvidas. Em casos específicos, pode-se abrir a cápsula e espalhar o conteúdo em uma colher de purê de maçã, que deve ser engolido imediatamente com água. A dosagem e a duração do tratamento devem ser estritamente seguidas conforme a orientação do seu médico.
CLORIDRATO DE VENLAFAXINA CÁPSULA DURA DE AÇÃO PROLONGADA EMS É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde. Registro MS: 1.0235.1277