Diprosalic: Indicações de uso
Para que serve?
Diprosalic pomada é indicado para aliviar a inflamação e a coceira em diversas doenças crônicas da pele que respondem a corticoides de uso dermatológico. Inclui condições como psoríase, dermatite atópica crônica, neurodermatite, líquen plano, eczemas (numular, da mão, eczematosa), disidrose, dermatite seborreica do couro cabeludo (caspa), e outras que causam ressecamento e espessamento da pele.
Posologia: Como usar o Diprosalic?
Aplique uma fina camada de Diprosalic pomada sobre a região afetada duas vezes ao dia, de manhã e à noite (a cada 12 horas), massageando levemente. A quantidade deve ser suficiente para cobrir a área. A frequência e duração do tratamento devem ser sempre definidas pelo seu médico, sendo que o uso deve ser suspenso assim que a condição da pele estiver controlada.
Diprosalic: Cuidados no uso de Diprosalic
Efeitos Colaterais
Embora geralmente bem tolerado, Diprosalic pode causar reações locais. As mais comuns incluem:
- Coceira e ardor na pele
- Atrofia ou inflamação da pele
- Manchas roxas e pequenos vasos sanguíneos dilatados
- Inflamação dos folículos pilosos (pelos)
- Em casos mais raros: estrias, aumento de pelos, acne, úlceras na pele e irritação.
A aplicação contínua de preparações contendo ácido salicílico pode causar dermatite.
Contraindicações
Diprosalic não deve ser utilizado nas seguintes condições:
- Alergia ou reações anormais a qualquer componente da fórmula.
- Infecções de pele causadas por vírus, fungos, tuberculose cutânea ou bactérias (sem tratamento adequado).
- Não deve ser aplicado nos olhos ou outras superfícies mucosas.
- Em crianças menores de 2 anos.
- Em caso de suspeita de dengue (pelo risco de sangramentos) ou em crianças/adolescentes com catapora ou sintomas gripais (risco de Síndrome de Reye).
Diprosalic: Especificações
Marca | Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. |
Princípio Ativo | Dipropionato de betametasona + Ácido salicílico |
Composição | Cada grama da pomada contém 0,64mg de dipropionato de betametasona (equivalente a 0,5mg de betametasona) e 30mg de ácido salicílico. Excipientes: petrolato líquido e petrolato branco. |
Perguntas Frequentes sobre Diprosalic
Quais os riscos do uso prolongado ou excessivo de Diprosalic?
O uso prolongado ou em grandes quantidades de Diprosalic pode afetar a função da glândula adrenal e causar sintomas de excesso de corticoide, como ganho de peso e pressão alta. O uso excessivo de ácido salicílico pode levar a salicismo. Nesses casos, o médico indicará a interrupção imediata do tratamento.
O que fazer se minha pele ficar muito seca ou irritada com o uso do medicamento?
Se sua pele ficar muito seca, irritada, ou se ocorrer descamação indesejável, você deve interromper o uso temporariamente e informar seu médico. Se houver qualquer irritação ou alergia durante o tratamento, suspenda o uso e procure auxílio médico imediatamente.
Quais cuidados devo ter ao usar o Diprosalic em crianças?
O uso de Diprosalic em crianças deve ser restrito a no máximo cinco dias, evitando tratamentos prolongados e curativos oclusivos, devido ao maior risco de reações adversas sistêmicas. Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos.
Posso usar Diprosalic durante a gravidez ou amamentação?
A segurança de Diprosalic na gravidez não é totalmente comprovada; use apenas se os benefícios superarem os riscos e evite grandes quantidades ou uso prolongado. Durante a amamentação, a decisão de usar o medicamento ou interromper a amamentação deve ser avaliada cuidadosamente com o médico.
DIPROSALIC É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Diprosalic, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.7817.0793