Para que é indicado e para que serve o Donaren?
O medicamento Donaren é indicado no tratamento da depressão com ou sem episódios de ansiedade, da dor associada à neuropatia diabética e de outros tipos de dores crônicas e, também, no tratamento da depressão maior.
Como o Donaren funciona?
Donaren é um antidepressivo cujo princípio ativo é o cloridrato de trazodona. A trazodona modifica as concentrações de duas substâncias naturais existentes no cérebro, a serotonina e a noradrenalina, promovendo a melhora dos sintomas associados à depressão.
Quais as contraindicações do Donaren?
Não utilize Donaren se você se enquadrar em alguma das seguintes situações:
- Apresentar alergia à trazodona ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
- Estiver utilizando concomitantemente ou dentro de 14 dias da interrupção do tratamento com medicamentos inibidores da enzima monoamino oxidase (MAO).
- Estiver recebendo o antibiótico linezolida.
- Estiver em fase de recuperação de um infarto do miocárdio.
Como usar o Donaren?
O cloridrato de trazodona deve ser tomado logo após uma refeição ou um pequeno lanche. O alívio sintomático pode ser observado durante a primeira semana de tratamento, com efeitos antidepressivos efetivos geralmente evidentes dentro de 2 semanas (podendo levar até 4 semanas para alguns pacientes).
Posologia para adultos com Donaren
A dose inicial sugerida é de 50 a 150 mg/dia, por via oral, dividida em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas) ou em uma única tomada antes de dormir. A dose pode ser aumentada em 50 mg/dia a cada 3 ou 4 dias, se necessário e se tolerado. Para pacientes ambulatoriais, a dose máxima normalmente não excede 400 mg/dia em doses divididas. Para pacientes hospitalizados (isto é, pacientes mais gravemente deprimidos), pode-se administrar até 600 mg/dia em doses divididas. Doses maiores do que 800 mg só devem ser usadas em casos muito graves.
Posologia para idosos com o medicamento
Pacientes idosos devem iniciar o tratamento com 75 mg/dia, via oral em doses divididas, aumentando-se gradativamente a dose com intervalos de 3 ou 4 dias, conforme orientação médica.
Manutenção do tratamento com Donaren
Uma vez obtida uma resposta adequada, deve-se reduzir gradualmente a dose, com ajuste subsequente dependendo da resposta terapêutica. A dose durante a terapia de manutenção prolongada deve ser a menor dose efetiva. Em geral, recomenda-se que o tratamento com medicamentos antidepressivos tenha a duração de vários meses.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O comprimido de Donaren 50 mg não deve ser mastigado.
Qual a composição do Donaren 50mg?
Cada comprimido revestido de Donaren 50 mg contém:
- Cloridrato de trazodona (equivalente a 45,54 mg de trazodona base)............................... 50 mg
- Excipientes qsp.................................................................................................................. 1 comprimido
Excipientes: fosfato de cálcio tribásico, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, lactose monoidratada, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio.
Especificações do Donaren
| Característica |
Detalhe |
| Fabricante |
Apsen Farmacêutica S.A. |
| Princípio Ativo |
Cloridrato de Trazodona |
| Registro MS |
1.0118.0130 |
O uso de Donaren causa sono?
Sim, o Donaren, assim como outros antidepressivos, pode causar sonolência e diminuir a capacidade mental e física necessárias para tarefas que exigem atenção, como dirigir veículos ou operar máquinas. No início do tratamento, é comum sentir tontura e sonolência. É fundamental observar seu estado geral e evitar bebidas alcoólicas ou outros medicamentos que possam intensificar esses efeitos, pois a trazodona pode intensificar o efeito do álcool e de depressores do sistema nervoso central.
Quais os principais efeitos colaterais do Donaren?
No início do tratamento com Donaren, você pode sentir tontura, sonolência, náusea, gosto desagradável e boca seca. Geralmente, essas reações diminuem com o tempo, mas devem ser comunicadas ao médico. Um efeito colateral raro, mas sério, associado à trazodona é a ereção peniana prolongada (priapismo), que requer suspensão imediata do medicamento e consulta médica, pois pode causar danos permanentes. Outros efeitos comuns incluem dor de cabeça, fadiga, agitação, alterações da marcha, confusão, inchaço, diminuição da libido, constipação e tremores.
Gestantes e lactantes podem usar o Donaren?
O uso de Donaren durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliado pelo médico, considerando os riscos e benefícios. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Quanto à amamentação, você não deve usar Donaren se estiver amamentando, conforme as informações da bula.
Donaren requer receita médica para sua compra?
Sim, Donaren é um medicamento que exige prescrição médica. A sua venda é feita sob retenção da receita, o que significa que você precisará apresentar a receita original na farmácia, e ela ficará retida no estabelecimento, conforme as regulamentações sanitárias.
Posso consumir álcool durante o tratamento com Donaren?
Não, é crucial abster-se de bebidas alcoólicas durante todo o tratamento com Donaren. A trazodona pode intensificar significativamente os efeitos do álcool, assim como os de barbitúricos e outros medicamentos que diminuem a atenção e causam sono (depressores do sistema nervoso central), aumentando o risco de depressão excessiva do sistema nervoso central e prejuízo importante da atenção e coordenação.
DONAREN É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Donaren, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0118.0130