Indicações de uso
Para que serve?
GLYXAMBI é indicado para melhorar o controle da glicose no sangue em adultos com diabetes mellitus tipo 2. Seu uso é associado a tratamento com metformina, dieta e exercícios físicos, podendo também ser utilizado como terapia inicial para pacientes que não são elegíveis ao tratamento com metformina.
Posologia: Como usar o ?
A dose inicial recomendada de GLYXAMBI é de 10 mg/5 mg (empagliflozina/linagliptina), uma vez ao dia. Se for necessário controle glicêmico adicional e a dose inicial for bem tolerada, o médico poderá aumentar para GLYXAMBI 25 mg/5 mg, também uma vez ao dia. O medicamento pode ser ingerido com ou sem alimento e não deve ser partido ou mastigado. Não são necessários ajustes de dose para pacientes com certos comprometimentos renais ou hepáticos, nem com base na idade, contudo, não é recomendado iniciar a terapia em pacientes com 75 anos ou mais.
Cuidados no uso de
Efeitos Colaterais
- Infecções genitais (como monilíase vaginal, vulvovaginite e balanite) e do trato urinário.
- Nasofaringite (infecção de nariz e faringe).
- Hipoglicemia (redução de glicose no sangue, especialmente se usado com sulfonilureia ou insulina).
- Aumento da frequência e volume de urina.
- Reações alérgicas como hipersensibilidade, urticária e angioedema.
- Cetoacidose (doença grave em que o sangue fica repleto de cetonas).
- Fasciíte necrosante do períneo (gangrena de Fournier).
Para uma lista completa de reações, consulte a bula e um profissional de saúde.
Contraindicações
- Alergia à empagliflozina, linagliptina ou a quaisquer excipientes da formulação.
- Comprometimento renal grave (TFGe < 30 mL/min/1,73m2), incluindo pacientes em diálise.
- Diabetes mellitus tipo 1.
- Gravidez, a menos que o médico julgue ser claramente necessário.
- Amamentação (recomenda-se descontinuar o tratamento).
: Especificações
| Marca | Boehringer Ingelheim |
| Princípio Ativo | Empagliflozina + Linagliptina |
| Composição | Cada comprimido revestido contém 25 mg de empagliflozina e 5 mg de linagliptina. Excipientes: manitol, amido (pré-gelatinizado e de milho), copovidona, crospovidona, talco, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro vermelho. |
Perguntas Frequentes...
Para que o medicamento Glyxambi é indicado?
GLYXAMBI é indicado para melhorar o controle da glicose (açúcar) no sangue em adultos com diabetes mellitus tipo 2, associado ao tratamento com metformina, dieta e exercícios físicos. Pode ser usado como tratamento inicial em pacientes não elegíveis ao tratamento com metformina.
Como Glyxambi funciona no organismo?
GLYXAMBI é um medicamento que possui duas substâncias ativas associadas, a empagliflozina e a linagliptina, as quais atuam juntas e de forma complementar no controle da glicose (açúcar) no sangue. A empagliflozina inibe a reabsorção do excesso de glicose no sangue pelo rim, aumentando a eliminação desse açúcar pela urina, levando também a uma perda de calorias e de peso. A linagliptina aumenta a produção de insulina, que é o hormônio responsável pela redução de açúcar no sangue, e diminui a produção de glucagon, que é um dos hormônios que aumenta o açúcar no sangue, resultando em uma melhora geral na regulação da glicose (açúcar) no sangue.
Qual a dosagem recomendada de Glyxambi?
A dose inicial recomendada de GLYXAMBI é 10 mg/5 mg, uma vez ao dia. Se necessário e bem tolerado, o médico pode aumentar a dose para 25 mg/5 mg, uma vez ao dia. O medicamento pode ser ingerido com ou sem alimento e não deve ser partido ou mastigado.
Posso usar Glyxambi durante a gravidez ou amamentação?
Recomenda-se evitar o uso de GLYXAMBI durante a gestação como medida de precaução, a menos que seu médico julgue ser claramente necessário. Durante a amamentação, é recomendado descontinuar o tratamento com GLYXAMBI.
Como devo guardar este medicamento?
GLYXAMBI deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC) e em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer se esquecer uma dose de Glyxambi?
Continue tomando as próximas doses regularmente no horário habitual. Não duplique a dose na próxima tomada. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
GLYXAMBI 25 + BOEHRINGER INGELHEIM É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACêUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde. Registro MS: 1.0367.0176