Para que é indicado e para que serve a Loratadina?
A Loratadina é indicada para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos. Também é indicada para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.
Como a Loratadina funciona?
A Loratadina pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, que ajudam a reduzir os sintomas da alergia, prevenindo os efeitos da histamina, uma substância produzida pelo próprio corpo. Os sinais e sintomas oculares e nasais da rinite alérgica são rapidamente aliviados após a administração oral do produto.
Quais as contraindicações da Loratadina?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que tenham demonstrado qualquer tipo de reação alérgica ou incomum a qualquer um dos componentes da fórmula ou metabólitos.
Como usar a Loratadina?
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Adultos e crianças acima de 12 anos ou com peso corporal acima de 30 Kg: um comprimido de Loratadina (10 mg) uma vez por dia. Não administrar mais de 1 comprimido em 24 horas.
Seu médico ou farmacêutico irá informar quando você deve parar de tomar este medicamento.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Qual a composição da Loratadina?
Cada comprimido contém:
- loratadina .............. 10 mg
- Excipientes* q.s.p.: 1 comprimido
*lactose monoidratada, amido e estearato de magnésio.
Especificações
Característica | Detalhe |
---|
Fabricante | CIMED INDÚSTRIA S.A. |
Princípio Ativo | Loratadina |
Registro MS | 1.4381.0240 |
A Loratadina causa sono?
A Loratadina não apresenta propriedades sedativas clinicamente significativas quando utilizada na dose recomendada.
Quem não deve usar a Loratadina?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que tenham demonstrado qualquer tipo de reação alérgica ou incomum a qualquer um dos componentes da fórmula ou metabólitos.
Quais os possíveis efeitos colaterais da Loratadina?
Os efeitos mais comuns são: dor de cabeça, sonolência, cansaço, secura na boca, perturbação estomacal, nervosismo e erupções da pele. Raramente foram relatados casos de: perda de cabelo, reações alérgicas severas (incluindo angioedema), problemas de fígado, taquicardia, palpitações, tontura e convulsão.
A Loratadina pode ser utilizada por grávidas ou lactantes?
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não está estabelecido se o uso pode acarretar riscos durante a gravidez ou amamentação. Como medida de precaução, é preferível evitar o uso da Loratadina durante a gravidez. Devido à excreção da loratadina no leite materno e ao aumento do risco do uso de anti-histamínicos por crianças (especialmente recém-nascidos e prematuros), deve-se optar pela descontinuação da amamentação ou pela interrupção do uso do produto.
LORATADINA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Loratadina, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.4381.0240