Pentasa Supósitorio Ferring: Para que serve e como usar?
Pentasa Supositório Ferring é um medicamento anti-inflamatório local indicado para auxiliar na redução de reações inflamatórias da mucosa intestinal e na prevenção da recorrência dessas inflamações. É especialmente indicado para o tratamento das inflamações do reto (proctite ulcerativa).
Qual a finalidade do Pentasa Supósitorio Ferring?
Para adultos com proctite ulcerativa, a dose recomendada é de um supositório, uma a duas vezes ao dia, por um período de 4 semanas. A dose diária máxima de administração é de 4g. Siga sempre as orientações do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento.
Cuidados e Recomendações
Quais as possíveis reações adversas?
- Diarreia
- Náuseas
- Dor abdominal
- Dor de cabeça
- Vômito
Para uma lista completa de reações, consulte a bula e um profissional de saúde.
Quem não deve usar este medicamento?
- Pessoas com hipersensibilidade à mesalazina ou a salicilatos (como AAS).
- Pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da formulação.
- Indivíduos com doença renal séria.
- Indivíduos com doença hepática séria.
- Mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pentasa Supósitorio Ferring: Especificações Técnicas
| Marca | Ferring |
| Princípio Ativo | Mesalazina |
| Composição | Mesalazina 1000 mg. Excipientes: povidona, estearato de magnésio, talco e macrogol 6000. |
Perguntas Frequentes sobre Pentasa Supósitorio Ferring
Como Pentasa Supositório funciona no organismo?
Pentasa® tem como ingrediente ativo a mesalazina que atua na parede intestinal do aparelho digestivo como um anti-inflamatório local. A atividade terapêutica da mesalazina depende do contato local da mesalazina com a área inflamada da mucosa intestinal. A administração de Pentasa® supositório gera alta concentração de mesalazina no reto e possui baixa absorção sistêmica.
O que fazer se esquecer de usar uma dose do supositório?
No caso de esquecimento da dose do medicamento, faça uso do medicamento imediatamente após o momento em que se deu conta do esquecimento. A próxima dose deve ser administrada no horário usual, entretanto o intervalo entre as duas doses deve ser, no mínimo, de 3 horas. Caso o intervalo seja menor do que 3 horas, não administre a dose esquecida.
Quais cuidados devem ser tomados durante a gravidez e amamentação ao usar Pentasa Supositório?
Pentasa® deve ser utilizado com cautela durante a gravidez e a amamentação, portanto o médico deve avaliar o risco/benefício da utilização do produto. A mesalazina é excretada no leite materno. Reações de hipersensibilidade como diarreia na criança não podem ser excluídas. Se a criança desenvolver diarreia, a amamentação deve ser descontinuada.
Existe alguma interação do Pentasa Supositório com outros medicamentos?
A terapia combinada de Pentasa® com azatioprina, 6-mercaptopurina ou tioguanina pode mostrar maior frequência de mielossupressão (diminuição da produção de células sanguíneas). Recomenda-se monitoramento regular através de exames de sangue. Há uma fraca evidência de que a mesalazina possa reduzir o efeito anticoagulante da varfarina.
O que fazer em caso de superdosagem de Pentasa Supositório?
Procure imediatamente seu médico ou hospital se tomar acidentalmente mais Pentasa® do que o médico prescreveu. A experiência clínica de superdosagem é limitada, mas sintomas de intoxicação por salicilato podem ocorrer. Não há um antídoto específico; o tratamento é sintomático e de suporte, com monitoramento da função renal em hospital.
PENTASA SUPÓSITORIO FERRING É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde. Registro MS: 1.2876.0002