Para que é indicado e para que serve o medicamento Pregabalina?
O medicamento Pregabalina cápsulas duras é indicado para adultos para:
- Tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso).
- Terapia adjunta das crises epiléticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária.
- Tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
- Controle da fibromialgia (doença caracterizada por dor crônica em várias partes do corpo, cansaço e alterações do sono).
Como o medicamento Pregabalina funciona no corpo?
A Pregabalina age regulando a transmissão de mensagens excitatórias entre as células nervosas. O início da ação do medicamento é, geralmente, percebido cerca de uma semana após o início do tratamento.
Quais as contraindicações para o uso de Pregabalina?
A Pregabalina não deve ser utilizada se você tem hipersensibilidade (alergia) conhecida à pregabalina ou a qualquer componente da fórmula.
Como usar o Pregabalina (posologia e dosagem)?
A Pregabalina deve ser utilizada por via oral (engolir), com ou sem alimentos, conforme a orientação do seu médico.
Doses Recomendadas
- Dor neuropática, Transtorno da Ansiedade Generalizada e Epilepsia: 150 a 600 mg/dia divididos em 2 doses.
- Fibromialgia: 150 a 450 mg/dia divididos em 2 doses.
Em todas as indicações, a dose inicial recomendada é de 75 mg, via oral, 2 vezes ao dia (totalizando 150 mg/dia).
Com base na resposta individual e na tolerabilidade do paciente, a dose poderá ser aumentada para 150 mg, 2 vezes ao dia, após um intervalo de 3 a 7 dias. Se necessário, a dose poderá ser ajustada até a dose máxima descrita para cada indicação, também 2 vezes ao dia, após o mesmo intervalo. A eficácia da Pregabalina pode ser observada já na primeira semana de tratamento.
A decisão de aumentar ou diminuir a dose é exclusiva do médico, não o faça sem a orientação dele.
Ajustes e Interrupção do Tratamento
Pacientes com insuficiência ou algum comprometimento da função renal podem necessitar de ajustes na dosagem de Pregabalina. Em idosos, também é recomendado avaliar a função dos rins para verificar a necessidade desses ajustes. A adequação da dosagem para essas situações deve ser instruída pelo seu médico (para pacientes com insuficiência renal, a dose inicial deve partir de 25 mg).
A descontinuação do tratamento com Pregabalina deve ser feita gradualmente, ao longo de 1 semana, sob indicação e supervisão do seu médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Qual a composição do medicamento Pregabalina?
Cada cápsula dura de 75 mg contém:
- Pregabalina: 75 mg
- Excipiente* q.s.p.: 1 cápsula dura
*Excipientes: amido pré-gelatinizado, talco, dióxido de silício.
Especificações da Pregabalina 75mg
Característica | Detalhe |
---|
Fabricante | EMS S/A |
Princípio Ativo | Pregabalina |
Registro MS | MS-1.0235.1345 |
O uso de Pregabalina causa sono?
Sim, o uso de Pregabalina está associado a reações como tontura e sonolência, que podem aumentar o risco de acidentes, como quedas, especialmente em idosos. É fundamental ter cautela e evitar atividades que exijam atenção, como dirigir ou operar máquinas complexas, até que você saiba como o medicamento afeta sua capacidade de realizá-las.
Quais os principais efeitos colaterais da Pregabalina?
As reações adversas mais frequentemente relatadas com o uso de Pregabalina são tontura e sonolência, geralmente de intensidade leve a moderada. Outras reações comuns incluem aumento do apetite, euforia, confusão, irritabilidade, depressão, insônia, diminuição do desejo sexual (libido), problemas de coordenação, tremores, amnésia, visão turva, vertigem, vômitos, constipação, boca seca, inchaço nas extremidades e fadiga. É importante consultar a bula completa para uma lista detalhada de todas as reações.
Como devo guardar o medicamento Pregabalina?
A Pregabalina deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegida da luz e umidade. Mantenha o medicamento em sua embalagem original e fora do alcance das crianças. Não utilize este medicamento se o prazo de validade estiver vencido ou se observar qualquer alteração em seu aspecto.
É perigoso interromper o tratamento com Pregabalina de repente?
Sim, a interrupção abrupta do tratamento com Pregabalina pode levar ao aparecimento de sintomas como insônia, dor de cabeça, enjoos, ansiedade, aumento da transpiração, diarreia, síndrome gripal, depressão, dor, convulsão e tontura. Por isso, a descontinuação do tratamento deve ser feita gradualmente e sempre sob a supervisão e orientação do seu médico.
A Pregabalina pode ser usada durante a gravidez ou amamentação?
Não há dados suficientes sobre o uso de Pregabalina em mulheres grávidas, e o risco potencial para o feto humano é desconhecido. Portanto, o medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez a menos que o benefício para a mãe justifique claramente o risco potencial para o feto, sendo essa uma decisão a ser tomada em conjunto com o médico. Mulheres com potencial de engravidar devem usar métodos contraceptivos eficazes. Além disso, não é recomendado que mulheres que estejam amamentando usem Pregabalina, pois a medicação é excretada no leite materno.
PREGABALINA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Pregabalina, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: MS-1.0235.1345