Para que é indicado e para que serve o Rosuvastatina Cálcica?
O medicamento Rosuvastatina Cálcica é um auxiliar importante à dieta e exercícios quando a resposta a esses é inadequada. É indicado para pacientes adultos com hipercolesterolemia (nível elevado de colesterol no sangue) para:
- Redução dos níveis de LDL-colesterol (colesterol "ruim"), colesterol total e triglicérides elevados, além de aumentar o HDL-colesterol (colesterol "bom") em casos de hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica e não familiar) e dislipidemia mista.
- Tratamento da hipertrigliceridemia isolada (nível elevado de triglicérides).
- Redução do colesterol total e LDL-C em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica, tanto isoladamente quanto em conjunto com dieta e outros tratamentos redutores de lipídios.
- Retardamento ou redução da progressão da aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos).
Para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade, o medicamento é indicado para a redução do colesterol total, LDL-C e ApoB em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HeFH).
Como o Rosuvastatina Cálcica funciona?
A Rosuvastatina Cálcica atua inibindo uma enzima essencial para a produção de colesterol no organismo, conhecida como HMG-CoA redutase. Seu uso contínuo promove a redução dos níveis de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, especialmente colesterol e triglicérides. A redução dos níveis é geralmente percebida em até 4 semanas e se mantém com a continuidade do tratamento.
Quais as contraindicações do Rosuvastatina Cálcica?
- Alergia à rosuvastatina ou a qualquer outro componente do medicamento.
- Presença de doença no fígado, insuficiência hepática ou renal (funcionamento alterado do fígado ou rins).
- Gravidez ou intenção de engravidar sem uso de métodos contraceptivos apropriados.
- Período de amamentação.
- Menores de 6 anos de idade.
Como usar o Rosuvastatina Cálcica?
Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, uma vez ao dia, por via oral, com água, a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Recomenda-se tentar tomar a Rosuvastatina Cálcica no mesmo horário, todos os dias. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Posologia
Seu médico irá definir os critérios adequados para a indicação e posologia do tratamento. A dose usual varia de 10 mg a 40 mg, uma vez ao dia, sendo a dose máxima diária de 40 mg. A dose deve ser individualizada conforme a meta da terapia e a resposta do paciente, com ajustes, se necessário, em intervalos de 2 a 4 semanas.
Adultos
- Hipercolesterolemia primária, dislipidemia mista, hipertrigliceridemia isolada e tratamento da aterosclerose: A dose inicial habitual é de 10 mg uma vez ao dia. Uma dose inicial de 5 mg pode ser considerada para populações especiais. Para casos graves ou que necessitem de redução agressiva de LDL-C, pode-se iniciar com 20 mg.
- Hipercolesterolemia familiar homozigótica: Recomenda-se uma dose inicial de 20 mg uma vez ao dia.
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade
- 6 a 9 anos com hipercolesterolemia familiar heterozigótica: A dose usual é de 5 mg a 10 mg uma vez ao dia. Doses maiores que 10 mg não foram estudadas.
- 10 a 17 anos com hipercolesterolemia familiar heterozigótica: A dose usual é de 5 mg a 20 mg uma vez ao dia. Doses maiores que 20 mg não foram estudadas.
Populações especiais
- Idosos: Usa-se a faixa de dose habitual.
- Pacientes com insuficiência renal: A faixa de dose habitual se aplica a insuficiência leve a moderada. Para insuficiência grave, a dose não deve exceder 10 mg uma vez ao dia.
- Pacientes com insuficiência hepática: A faixa de dose habitual se aplica a insuficiência leve a moderada. Em casos graves, doses superiores a 10 mg devem ser consideradas com cautela.
- Pacientes descendentes asiáticos: Uma dose inicial de 5 mg de Rosuvastatina Cálcica deve ser considerada devido à concentração plasmática aumentada de rosuvastatina observada. O aumento da exposição sistêmica deve ser levado em consideração no tratamento de pacientes asiáticos cuja hipercolesterolemia não é adequadamente controlada com doses de até 20 mg ao dia.
- Polimorfismo genético: Dependendo da constituição genética (genótipos SLCO1B1 c.521CC ou ABCG2 c.421AA), o médico poderá ajustar a dose, com uma dose máxima recomendada de 20 mg de Rosuvastatina Cálcica, uma vez por dia.
O tratamento com Rosuvastatina Cálcica deve ser contínuo, conforme orientação médica.
Qual a composição do Rosuvastatina Cálcica?
Cada comprimido revestido de Rosuvastatina Cálcica 20 mg contém:
- Rosuvastatina cálcica........................................................................... 20,8 mg*
- Excipientes** q.s.p............................................................................... 1 comprimido
*Cada 20,8 mg de rosuvastatina cálcica equivalem a 20 mg de rosuvastatina.
**Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, lactose monoidratada, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco, óxido de ferro vermelho e óxido de ferro amarelo.
Especificações
Característica | Detalhe |
---|
Fabricante | Althaia S.A. Indústria Farmacêutica |
Princípio Ativo | Rosuvastatina Cálcica |
Registro MS | 1.3517.0041 |
O uso de Rosuvastatina Cálcica pode causar dores musculares?
Sim, dores musculares (mialgia) são uma reação comum que pode ocorrer entre 1% e 10% dos pacientes. Informe seu médico imediatamente se sentir dores musculares inexplicadas, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se acompanhadas de mal-estar ou febre, ou se houver histórico de dor muscular. Em casos raros, pode levar a condições mais sérias como miopatia e rabdomiólise.
A Rosuvastatina Cálcica pode ser utilizada durante a gravidez ou amamentação?
Não. A Rosuvastatina Cálcica é contraindicada para mulheres grávidas, que pretendem engravidar e que não estejam usando métodos contraceptivos apropriados, ou que estejam amamentando. Se você engravidar durante o tratamento, deve parar de tomar o medicamento imediatamente e comunicar seu médico.
Em quanto tempo o Rosuvastatina Cálcica começa a fazer efeito?
A redução dos níveis de lipídios no sangue, como colesterol e triglicérides, geralmente é obtida em até 4 semanas de uso contínuo, e o efeito é mantido com a continuidade do tratamento.
É necessário ajuste de dose para Rosuvastatina Cálcica em populações especiais?
Sim, em pacientes com insuficiência renal grave, a dose não deve exceder 10 mg uma vez ao dia. Para pacientes com insuficiência hepática grave, doses superiores a 10 mg devem ser cuidadosamente consideradas. Para descendentes asiáticos ou indivíduos com certos polimorfismos genéticos (SLCO1B1 c.521CC ou ABCG2 c.421AA), uma dose inicial de 5 mg e uma dose máxima de 20 mg podem ser recomendadas pelo médico, devido a um possível aumento da concentração da rosuvastatina no organismo.
O que fazer caso me esqueça de tomar uma dose de Rosuvastatina Cálcica?
Caso se esqueça de tomar uma dose, não é necessário tomar a dose esquecida. Apenas aguarde a próxima dose no horário habitual. Nunca utilize duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, médico ou cirurgião-dentista.
ROSUVASTATINA CÁLCICA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Rosuvastatina Cálcica, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.3517.0041