Para que é indicado e para que serve o Tadalafila?
O Tadalafila é um medicamento indicado para o tratamento de duas condições principais em homens adultos:
- Disfunção Erétil (DE): Quando há dificuldade em obter ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória.
- Hiperplasia Prostática Benigna (HPB): Para aliviar os sinais e sintomas associados ao aumento benigno da próstata, que pode causar dificuldades na micção.
Como o Tadalafila funciona?
O Tadalafila atua de maneiras diferentes para cada indicação:
Para Disfunção Erétil (DE): Quando ocorre estimulação sexual, o corpo libera substâncias que aumentam o fluxo sanguíneo no pênis, resultando em uma ereção. O Tadalafila auxilia a intensificar esse fluxo sanguíneo, facilitando a obtenção e manutenção de uma ereção quando o homem está sexualmente excitado. É fundamental ressaltar que o Tadalafila não provoca uma ereção automática; a excitação sexual é necessária para que o medicamento funcione.
Para Hiperplasia Prostática Benigna (HPB): O medicamento age relaxando a musculatura da próstata, da bexiga e dos vasos sanguíneos. Esse relaxamento vascular resulta em um aumento do suprimento de sangue para a próstata e bexiga, o que pode reduzir os sintomas da HPB, como dificuldade para urinar. O relaxamento direto da próstata e da bexiga complementa esses efeitos vasculares. O Tadalafila é absorvido pelo organismo e começa a agir em um tempo médio de 2 horas após a administração oral.
Quais as contraindicações do Tadalafila?
O Tadalafila não deve ser utilizado nas seguintes situações:
- Por homens que não apresentam disfunção erétil e/ou sinais e sintomas de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).
- Por pacientes que possuam alergia à tadalafila ou a qualquer um dos outros componentes da fórmula do comprimido.
- Por pacientes que estejam utilizando medicamentos contendo nitratos, como propatilnitrato (Sustrate®), isossorbida (Monocordil®, Cincordil®, Isordil®), nitroglicerina (Nitradisc®, Nitroderm TTS®, Nitronal®, Tridil®) e dinitrato de isossorbitol (Isocord®).
Não há recomendações e advertências especiais quanto ao uso de Tadalafila por idosos.
Como usar o Tadalafila?
O comprimido revestido de Tadalafila deve ser administrado somente por via oral e ingerido inteiro, podendo ser tomado independente das refeições. Não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Disfunção Erétil
A dose recomendada de Tadalafila é de 5 mg, administrada uma vez ao dia, aproximadamente no mesmo horário. A duração do tratamento deve ser determinada pelo seu médico.
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
A dose recomendada de Tadalafila é de 5 mg, administrada uma vez ao dia, aproximadamente no mesmo horário.
Homens com insuficiência renal
Não é necessário o ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal leve ou moderada. Contudo, a administração de Tadalafila uma vez ao dia não é recomendada para pacientes com insuficiência renal grave.
É fundamental seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Qual a composição do Tadalafila?
Cada comprimido revestido de 5 mg contém:
- tadalafila: 5,0 mg
- Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, laurilsulfato de sódio, hiprolose, estearato de magnésio, hipromelose, triacetina, dióxido de titânio e óxido de ferro amarelo.
Especificações
Característica |
Detalhe |
Fabricante |
EMS S/A |
Princípio Ativo |
Tadalafila |
Registro MS |
MS-1.0235.1134 |
O Tadalafila pode ser tomado com álcool?
Sim, o Tadalafila pode ser tomado com álcool. Estudos mostraram que não houve impacto nas concentrações de Tadalafila ou de álcool quando administrados juntos. No entanto, em doses elevadas de álcool (0,7 g/Kg), alguns indivíduos podem experimentar tontura postural e hipotensão ortostática (queda da pressão arterial ao levantar-se). Com doses baixas de álcool, a frequência de tonturas foi similar à do álcool administrado isoladamente.
Quais os efeitos colaterais mais comuns do uso de Tadalafila?
Durante os estudos clínicos, reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes) para o tratamento da disfunção erétil incluíram dor nas costas, indigestão (dispepsia), vermelhidão no rosto (rubor facial), dor muscular (mialgia) e nariz entupido (congestão nasal). Para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), as reações comuns foram dor de cabeça (cefaleia), indigestão, dor nas extremidades, dor muscular e refluxo gastroesofágico.
O uso de Tadalafila causa alteração na visão ou audição?
Foram relatados raros casos de perda de visão (neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica) e casos de diminuição ou perda repentina da audição em associação temporal com o uso de inibidores da PDE5, incluindo o Tadalafila. Pessoas com diabetes, pressão alta, colesterol elevado, doença cardíaca e fumantes têm um risco maior de desenvolver a doença ocular. Se você notar qualquer alteração na visão ou audição durante o tratamento, interrompa o uso do medicamento e procure imediatamente seu médico.
A Tadalafila pode ser usada por mulheres?
Não, o Tadalafila não é indicado para uso em mulheres. Não foram realizados estudos com Tadalafila em mulheres grávidas ou em lactação.
TADALAFILA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Tadalafila, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: MS-1.0235.1134