Para que é indicado e para que serve o Trometamol Cetorolaco?
Este medicamento é indicado para o tratamento a curto prazo da dor aguda de moderada a severa intensidade. O Trometamol Cetorolaco é um anti-inflamatório não hormonal (AINE) com potente ação analgésica.
Como o Trometamol Cetorolaco funciona?
O Trometamol Cetorolaco atua inibindo a atividade da cicloxigenase (uma enzima) e, consequentemente, a síntese de prostaglandinas. As prostaglandinas são substâncias que agem aumentando a capacidade de passagem de células para o local inflamado, causando dor e inchaço, e a inibição delas resulta no alívio desses sintomas.
Quais as contraindicações do Trometamol Cetorolaco?
O uso de Trometamol Cetorolaco é contraindicado nas seguintes situações:
- Ulceração péptica (lesão no estômago ou duodeno), sangramento gastrintestinal ou cérebro-vascular.
- Diátese hemorrágica (hemofilia) e outros distúrbios de coagulação do sangue.
- Pós-operatório de cirurgia de revascularização miocárdica e em pós-operatório com alto risco de hemorragia ou hemostasia incompleta.
- Uso concomitante de anticoagulantes, incluindo baixa dose de heparina.
- Hipersensibilidade ao Trometamol Cetorolaco, a qualquer componente da fórmula ou a outros AINEs.
- Pacientes onde o ácido acetilsalicílico ou inibidores da síntese de prostaglandinas induzam reações alérgicas.
- Polipose nasal e asma brônquica concomitantes (devido ao risco de reação alérgica intensa).
- Tratamento concomitante com outros AINEs, pentoxifilina, probenecida ou sais de lítio.
- Hipovolemia ou desidratação.
- Insuficiência renal grave ou moderada.
- Insuficiência cardíaca crônica, doença do sistema cardiovascular, evento de risco cardiovascular aumentado, infarto do miocárdio ou fumantes.
- Colite ulcerosa (úlceras no cólon) ou acidente vascular cerebral.
- Gravidez, parto ou lactação.
- Como profilático na analgesia antes e durante cirurgias, devido à inibição da agregação plaquetária.
- Em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Como usar o Trometamol Cetorolaco?
Os comprimidos de Trometamol Cetorolaco são para uso sublingual e devem ser colocados e mantidos abaixo da língua até sua completa dissolução. Certifique-se de retirar o comprimido do blíster com as mãos secas.
Posologia para pacientes até 65 anos de idade
A dose recomendada é de 10 a 20 mg em dose única ou 10 mg a cada 6 a 8 horas. A dose máxima diária não deve exceder 60 mg.
Posologia para pacientes com mais de 65 anos, com menos de 50 Kg ou com insuficiência renal
A dose recomendada é de 10 a 20 mg em dose única ou 10 mg a cada 6-8 horas. A dose máxima diária não deve exceder 40 mg.
A duração do tratamento com este medicamento não deve superar o período de 5 dias. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Qual a composição do Trometamol Cetorolaco?
Cada comprimido sublingual contém:
- Trometamol cetorolaco: 10 mg
- Excipientes: manitol, celulose microcristalina, crospovidona, carmelose sódica, sacarina sódica, aroma de limão pó, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio.
Especificações
Característica |
Detalhe |
Fabricante |
União Química Farmacêutica Nacional S/A |
Princípio Ativo |
Trometamol Cetorolaco |
Registro MS |
1.0497.1520 |
Posso usar o Trometamol Cetorolaco por mais de 5 dias?
Não. A duração do tratamento com Trometamol Cetorolaco não deve ultrapassar 5 dias, a menos que haja autorização médica explícita. O uso prolongado pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos.
Quais os principais efeitos colaterais do Trometamol Cetorolaco?
As reações comuns (que ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes) incluem dor abdominal com cólicas, diarreia, tontura, sonolência, edema, dor de cabeça (cefaleia) e náuseas.
Mulheres grávidas podem fazer uso de Trometamol Cetorolaco?
Não. O Trometamol Cetorolaco é contraindicado durante a gravidez, parto ou lactação. Durante os primeiros 6 meses de gestação, só deve ser usado se estritamente necessário e sob orientação médica. É desaconselhado nos últimos 3 meses devido a possíveis danos ao feto. O medicamento passa para o leite materno, portanto, a amamentação não é recomendada durante o uso.
O uso de Trometamol Cetorolaco causa sonolência?
Sim, o Trometamol Cetorolaco pode causar sonolência, vertigem, distúrbios visuais, dores de cabeça, insônia ou depressão. Caso apresente algum desses sintomas, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas.
Como devo armazenar o Trometamol Cetorolaco?
Você deve conservar o Trometamol Cetorolaco em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C), protegendo-o da luz e umidade. Mantenha-o sempre em sua embalagem original e fora do alcance das crianças. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido ou se observar alguma mudança em seu aspecto.
TROMETAMOL CETOROLACO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
As informações desta página foram extraídas da bula oficial de Trometamol Cetorolaco, aprovada pela Anvisa. Consulte sempre um profissional de saúde e leia a bula. Registro MS: 1.0497.1520